Ciências da Saúde

A IMPORTÂNCIA DO USO DAS PLANTAS MEDICINAIS E ESCALDA PÉS PARA A PREVENÇÃO E A CURA NATURAL

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância do uso das plantas medicinais e escalda pés para a prevenção e a cura natural, demonstrando que a ideia do cultivo e o uso de plantas medicinais teve o seu início no ano de 2005 na Penitenciária Regional “Dom Abel Alonso Núñez” de Bom Jesus, Estado do Piauí tendo os detentos daquela unidade prisional iniciado o plantio das ervas medicinais para o uso preventivo e cura de doenças que acometiam aquela população prisional. 

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171010.006149

AÇÕES DE VIGILÂNCIA DE AMBIENTES E PROCESSO DE TRABALHO EM POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTÍVEL

Este artigo tem como objetivo analisar os riscos a que os trabalhadores dos postos de revenda de combustíveis estão expostos, além de verificar quais as medidas adotadas para proteger esses trabalhadores dos riscos encontrados, disponibilizando para os profissionais do CEREST/SUS, orientações técnicas para o desenvolvimento de ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis, como parte das ações de vigilância da saúde dos trabalhadores, com o intuito de melhorar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores desses estabelecimentos, bem como reduzir a exposição a hidrocarbonetos das populações localizadas no seu entorno. Na elaboração deste artigo levou-se em consideração a pesquisa bibliográfica realizada pela equipe do CEREST Regional de Bom Jesus, que compõem a Rede Estadual de Atenção Integral á Saúde do Trabalhador (RENAST-PI).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170828.006062

LITÍASE RENAL

O cálculo renal, é uma doença muito comum, conhecido popularmente como pedra nos rins, é um quadro agudo que se instala mais nos homens do que nas mulheres e provoca dor inesquecível. Os livros antigos de medicina diziam que é a dor mais próxima da do parto que os homens podiam sentir. Grande evolução tem sido observada nos conhecimentos sobre sua epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia são de extrema importância, não só para propiciar um bem-estar ao paciente litiásico, mas também, alertar acerca de mudanças básicas habituais que podem reduzir drasticamente a incidência e reincidência da litíase.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000110
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170814.006048

DETERMINAÇÃO DE CINZAS EM AMOSTRAS DE BETERRABA, CAPIM ELEFANTE E FARINHA DE PEIXE

Devido a crescente demanda por material acadêmico que sirva de base para a compreensão da bromatologia dentro das ciências agrárias, realizou-se este trabalho, visando determinar a composição de cinzas em amostras de beterraba, capim elefante e farinha de peixe, por meio da incineração da matéria seca de tais amostras em mufla á 600 ºC por 4 horas, visando eliminar a matéria orgânica e quantificar a matéria mineral restante, extrapolando por meio de equações a percentagem de cinzas nas amostras frescas e na parte correspondente a matéria seca, os resultados obtidos para beterraba e farinha de peixe mostraram-se válidos em comparação com a literatura, entretanto o resultado para o capim elefante apresentou maior discrepância talvez justificada pelas hipóteses levantadas no trabalho.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171013.006022
Área do Conhecimento: 

ENXERTO AUTÓGENO PARTICULADO BILATERAL DE MANDÍBULA PELA TÉCNICA DA TUNELIZAÇÃO SUBPERIÓSTEA

Rebordos alveolares reabsorvidos em mandíbulas edêntulas tem sido um problema na reabilitação protética do paciente. Os enxertos estão cada vez mais sendo utilizados na implantodontia para reconstrução destes rebordos, com a finalidade de ganho em largura óssea e instalação de implantes osseointegráveis. No presente estudo é relatado o caso clínico de enxerto ósseo autógeno em raspas, utilizando a técnica de enxerto ósseo particulado por tunelização subperióstea. Foi realizada incisão vertical vestibular nas áreas bilaterais edêntulas da mandíbula (região de pré-molares), e delicado descolamento do periósteo para formação de um “túnel”, no qual foi inserida as raspas ósseas removidas do ramo da mandíbula com um raspador ósseo. Foi feito a sutura com fechamento de toda a incisão e o enxerto foi mantido em posição pela pressão do periósteo e tecido mucogengival. Após 5 meses, foi realizada tomografia e observado o aumento ósseo médio de 2mm. Clinicamente foi observada neoformação óssea aumentando a largura do rebordo atrófico, e instalados os implantes osseointegráveis. O resultado deste caso nos leva a concluir que a técnica de tunelização subperióstea com raspas ósseas autógenas em mandíbula promoveu reparação e aumento ósseo favorável, viabilizando a instalação de implantes odontológicos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000109
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170719.006017

OBESIDADE: O NOVO DESAFIO À POLÍTICA DE SAÚDE DO SUS

Este artigo tem por escopo a análise da obesidade como desafio à atual política de saúde brasileira, no que concerne primeiramente à estrutura básica de saúde, à multidisciplinariedade, e até mesmo como denomina Scherer (2014), à intersetorialidade, bem como a relevância de debates os quais promovam o respeito e a inclusão das pessoas obesas antes mesmo do procedimento da cirurgia bariátrica. Um olhar para a história revela diversas tentativas de criar uma política de saúde e as lutas sociais pelo constante melhoramento delas, como foi o caso da Reforma Sanitária, referida como determinante para o atual SUS (BRAVO, 2008). Dessa forma, este trabalho utiliza-se de pesquisa bibliográfica, de dados do governo, de leis e da Constituição Federal, para fazer uma abordagem essencialmente qualitativa, apesar dos números subsidiarem a análise. Por fim, muito mais que reflexões, este artigo almeja contribuir na discussão a respeito da atual estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) para promoção efetiva do direito à saúde dos obesos, e, portanto, promoção efetiva da política pública de saúde.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000109
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170717.006015

AS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DE SISTEMAS E MODELOS DE IMPLANTES DENTÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Os implantes dentários são atualmente muito utilizados em clínicas odontológicas a fim de substituir um dente, ou até mesmo vários dentes numa arcada dentária. O implante substituirá uma raiz dentária e servirá de apoio para a instalação de uma coroa, que em seguida é posta em função mastigatória. A introdução e a popularização dos sistemas de implantes no mercado odontológico estimularam o aparecimento de vários sistemas alternativos. No Brasil, para que sejam realizadas as reabilitações orais, trabalha-se com sistemas diferentes de implantes nos vários estados e regiões do país. No presente trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica, demonstrando os tipos de plataformas de implantes existentes e alguns dos sistemas utilizados no Brasil. Conclui-se, que há a necessidade de um estudo aprofundado dos estudantes e profissionais da área de Implantodontia, para escolher melhor como atender as necessidades de cada paciente e de regiões específicas do país.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170703.005988
Área do Conhecimento: 

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COMO SUBSÍDIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Este artigo possui como enfoque as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento na formação de professores de Educação Física (EF). Não obstante dos grandes esforços na esfera acadêmica, o conhecimento que forma um profissional não poderá vir apenas de um domínio. As teorias advindas da Psicologia do Desenvolvimento formam a base da prática educacional na escola e, por isso, sugerimos que seja dada uma atenção especial a essa disciplina nas grades curriculares dos cursos de formação de professores. É uma disciplina que funciona como um aporte teórico para futuros professores, pois traz em seu conteúdo aspectos relacionados a questões cognitiva, afetiva, social, moral e relacional, e, por essa razão, fornece subsídios para completar a formação docente. Assim também se dá com a EF que busca nas ciências humanas, sociais, biológicas apoio para formar um professor, em diversas dimensões do conhecimento. O grupo Potencial pesquisou todas as IES do estado de SP que oferecem cursos de Licenciatura em EF, investigando vários aspectos. Especificamente nesse estudo buscamos identificar se há disciplinas da área da Psicologia na formação desse professor. Foram analisadas 141 grades curriculares dos 167 cursos que são oferecidos, e após listarmos todas as disciplinas da área da Psicologia presentes nesses cursos, foi possível verificar que em 25,5% dos cursos de EF aparece uma disciplina específica sobre Psicologia do Desenvolvimento. Muito embora isso demonstre uma pontuação razoavelmente significativa, ainda assim, não podemos afirmar que esse conhecimento seja visto como um instrumento considerado relevante para formação de professores em EF. Questões sobre Desenvolvimento e Aprendizagem são visivelmente trabalhadas como um único tema. Destacamos a necessidade de que futuros professores tenham ciência dos obstáculos psicológicos que envolvem a docência, para que com maior conhecimento possam enfrentá-los em suas práticas pedagógicas. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000109
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170714.005979
Área do Conhecimento: 

ASPECTOS ÉTICOS NO USO DE BIOBANCO E BIOREPOSITÓRIO NA PESQUISA CIENTÍFICA

As pesquisas científicas, principalmente na área biomédica, cada vez mais tem utilizado materiais biológicos para a realização de seus experimentos. Todo material coletado, seja de humanos ou animais, pertence ao indivíduo que o possui. Por isso, é necessário o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para que esses materiais possam ser coletados e utilizados na pesquisa vigente. Qualquer material cedente pode ser armazenado e utilizado em dois diferentes tipos de reservatórios para fins da pesquisa, o biobanco e o biorepositório. Para isso é importante seguir os princípios éticos e a regulamentação jurídica junto aos órgãos governamentais. No Brasil e no mundo, essa regulamentação tende a ser mais estruturada, já que novas pesquisas são realizadas a cada dia, utilizando-se bancos de materiais biológicos para assim, contribuir com a evolução e desenvolvimento da ciência médica.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170616.005962

ATIVIDADE ANTIBACTERIANA IN VITRO DO EXTRATO HEXÂNICO DA SEMENTE DA JAMBOLEIRA (SYZYGIUM CUMINI L. SKEELS) - MYRTACEAE

O Jambolão (Syzygium cumini L. Skeels) é uma planta originária da Ásia, de grande porte e possui frutos da cor roxo-escura. Esta planta apresenta propriedades antimicrobianas, anti-inflamatória, hipoglicemiante, entre outras. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antibacteriana in vitro do extrato hexânico da semente da jamboleira, testando sua eficácia na inibição do crescimento de Salmonella enteritidis (ATCC 13076), Escherichia coli (ATCC 11229), Enterobacter aerogenes (ATCC 13047) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923). O extrato foi obtido a partir do despolpamento do fruto, seguido da desidratação e trituração da semente em hexâno, na proporção de 1:2 (m/v). Foi realizado o teste da difusão em ágar, conforme metodologia documento M100-S22 (Performance Standards for Antimicrobial Susceptibility Testing, Twenty-second Informational Supplement). Em seguida, foi feito o teste de Concentração inibitória mínima (CIM), de acordo com o documento M07-A9 (Methods for Dilution Antimicrobial Susceptibility Tests for Bacteria that Grow Aerobically; Approved Standard – NinthEdition.). Os resultados indicaram que o extrato da semente de jambolão apresenta inibição da cepa de Staphylococcus aureus (ATCC 25923).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170601.005939
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Ciências da Saúde