Ciências da Saúde

ASPECTOS ÉTICOS NO USO DE BIOBANCO E BIOREPOSITÓRIO NA PESQUISA CIENTÍFICA

As pesquisas científicas, principalmente na área biomédica, cada vez mais tem utilizado materiais biológicos para a realização de seus experimentos. Todo material coletado, seja de humanos ou animais, pertence ao indivíduo que o possui. Por isso, é necessário o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para que esses materiais possam ser coletados e utilizados na pesquisa vigente. Qualquer material cedente pode ser armazenado e utilizado em dois diferentes tipos de reservatórios para fins da pesquisa, o biobanco e o biorepositório. Para isso é importante seguir os princípios éticos e a regulamentação jurídica junto aos órgãos governamentais. No Brasil e no mundo, essa regulamentação tende a ser mais estruturada, já que novas pesquisas são realizadas a cada dia, utilizando-se bancos de materiais biológicos para assim, contribuir com a evolução e desenvolvimento da ciência médica.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170616.005962

ATIVIDADE ANTIBACTERIANA IN VITRO DO EXTRATO HEXÂNICO DA SEMENTE DA JAMBOLEIRA (SYZYGIUM CUMINI L. SKEELS) - MYRTACEAE

O Jambolão (Syzygium cumini L. Skeels) é uma planta originária da Ásia, de grande porte e possui frutos da cor roxo-escura. Esta planta apresenta propriedades antimicrobianas, anti-inflamatória, hipoglicemiante, entre outras. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antibacteriana in vitro do extrato hexânico da semente da jamboleira, testando sua eficácia na inibição do crescimento de Salmonella enteritidis (ATCC 13076), Escherichia coli (ATCC 11229), Enterobacter aerogenes (ATCC 13047) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923). O extrato foi obtido a partir do despolpamento do fruto, seguido da desidratação e trituração da semente em hexâno, na proporção de 1:2 (m/v). Foi realizado o teste da difusão em ágar, conforme metodologia documento M100-S22 (Performance Standards for Antimicrobial Susceptibility Testing, Twenty-second Informational Supplement). Em seguida, foi feito o teste de Concentração inibitória mínima (CIM), de acordo com o documento M07-A9 (Methods for Dilution Antimicrobial Susceptibility Tests for Bacteria that Grow Aerobically; Approved Standard – NinthEdition.). Os resultados indicaram que o extrato da semente de jambolão apresenta inibição da cepa de Staphylococcus aureus (ATCC 25923).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170601.005939
Área do Conhecimento: 

BIOÉTICA E ASPECTOS LEGAIS DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: UM OLHAR SOBRE ABORTO, EUTANÁSIA, TRANSFUSÃO SANGUÍNEA, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

A bioética é o ramo da ética que enfoca questões relativas à vida e à morte, propondo discussões sobre alguns temas, entre os quais: prolongamento da vida, morrer com dignidade, eutanásia e suicídio assistido. Assim sendo, este trabalho apresenta uma revisão literária sobre a aspectos éticos e legais sobre quatro vertentes: aborto, eutanásia, transplantes e doação de órgãos assim como a transfusão sanguínea e sua rejeição por convicções religiosas. O trabalho objetiva avaliar a partir da literatura, pontos que embasem a necessidade e ou rejeição dos temas acima citados. Este trabalho é embasado em quatro sessões, sendo a primeira introdução, a segunda apresenta a metodologia adotada na revisão literária e na terceira os resultados obtidos na busca de artigos em periódicos relacionados ao tema abordado e por fim, considerações finais, onde no final, foi possível compreender um pouco mais do assunto e que os trabalhadores de enfermagem devem compreender e acreditar que seus esforços são direcionados para um objetivo valioso, pautados em valores éticos de conexão, e que suas condutas nesse ambiente fazem a diferença.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005860
Área do Conhecimento: 

DENGUE NO MUNICÍPIO DE FRANCA, SP: UMA QUESTÃO DE SAÚDE COLETIVA

Arbovírus (Arthropod-borne vírus) são assim designados pelo fato de parte de seu ciclo de replicação ocorrer nos insetos, podendo ser transmitidos aos seres humanos e outros animais pela picada de artrópodes hematófagos. Pela potencial ameaça que significam à saúde humana no Brasil, os arbovírus mencionados neste trabalho merecem especial atenção no que refere ao estabelecimento/consolidação de programas compulsórios de controle e combate eficazes das doenças em humanos e animais domésticos. Objetivando o conhecimento, o presente trabalho tem como finalidade apresentar um panorama da situação epidemiológica e ações tomadas para combate da dengue, arboviroses mais recorrente no município de Franca, estado de São Paulo. Para realização deste, foi pesquisado em bancos de dados e em sites oficiais da Prefeitura Municipal de Franca e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O desconhecimento ou desvalor clínico dado às formas mais frequentes de dengue como doença febril leve, não diferenciada e inespecífica, sobretudo nas crianças e durante os períodos de escassa atividade ou de transmissão esporádica; e ressalta a importância da vigilância do aumento de casos febris de causa indeterminada e síndromes víricas fatais. A gestão em saúde do município de Franca preconiza o atual programa de controle das doenças, no caso específico a dengue, envolvendo principalmente, o controle do vetor. Essa gestão coloca que todas as ações e serviços funcionem de uma maneira integrada e em conjunto, valorizando a integralidade dos serviços e o uso da informação epidemiológica como fonte relevante para o planejamento das ações sanitárias em todas as esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como preconiza o Ministério da Saúde. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005857

A CLASSIFICAÇÃO TERAPÊUTICA COMO FACILITADORA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

A elevação dos gastos com saúde tem sido uma das maiores preocupações de praticamente todas as nações do mundo. No Brasil houve uma revolução no mercado farmacêutico na última década, com a introdução dos medicamentos genéricos e similares dando origem à vários conceitos como Equivalência Farmacêutica e Terapêutica, Biodisponibilidade e Bioequivalência.Com tantas inovações na indústria farmacêutica viu-se a necessidade de classificar os medicamentos de acordo com suas funções, riscos e também matérias primas. A partir de toda essa evolução no que diz respeito à saúde fica clara a responsabilidade essencial do farmacêutico em contribuir para satisfazer a necessidade de um tratamento farmacológico adequado, efetivo e seguro através do desenvolvimento de ações centradas no paciente.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005854
Área do Conhecimento: 

ANTICONCEPÇÃO HORMONAL – REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA

A contracepção é uma importante ferramenta que proporciona às mulheres não só o seu controle reprodutivo, como também o tratamento de diversas enfermidades. O entendimento da atuação hormonal no corpo feminino e as suas repercussões clínicas é fundamental para se ter os melhores resultados ao prescrever tais medicamentos. Este trabalho tem como objetivo aprofundar o estudo de técnicas anticonceptivas a partir de revisão de sistemas, focando nos métodos reversíveis, principalmente hormonais. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema de anticoncepcionais hormonais com foco na discussão das vantagens e desvantagens do seu uso, buscando em conjunto com especialistas e indivíduos que utilizam essas pílulas, a melhor opção, a curto e longo prazo, como forma de evitar que algumas indicações se tornem indesejáveis ou provoquem sequelas irreversíveis.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005846
Área do Conhecimento: 

ACOLHIMENTO COMO DISPOSITIVO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE BUCAL

O presente estudo analisa dispositivos de acolhimento da atenção básica em saúde bucal, considerando a necessidade de refletir a cerca da dimensão ética no processo de acolher os usuários nos serviços de saúde, e oferecer uma assistência integral de qualidade por meio desses dispositivos, tais como, demanda programada e não programada, desenvolvimento de atividades de acolhimento nas comunidades por meio de rodas de conversa, terapia comunitária, grupos de convivência, entre outras atividades.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005834
Área do Conhecimento: 

FARMÁCIA ESTABELECIMENTO DE SAÚDE E O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

As farmácias possuem uma posição diferenciada dentre os estabelecimentos comerciais uma vez que trabalham com um único produto: o medicamento. O uso deste pode ser positivo ou negativo, dependendo de muitos fatores que estão além de sua simples comercialização, tecnologias e pesquisas envolvidas para a sua produção. O papel social da farmácia se torna ainda mais importante devido ao fato de que grande parte da população brasileira recorre a ela como primeiro local de auxílio quando há sinais de agravo em sua saúde. Para que isso aconteça é imprescindível uma reorientação transformadora pela qual se tornem reais estabelecimentos de saúde, com profissionais tecnicamente habilitados e capacitados que assegurem e fortaleçam a assistência farmacêutica, sobretudo a dispensação e o uso correto, seguro e racional de medicamentos.
 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005827
Área do Conhecimento: 

CONCEITO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ROTURA UTERINA: UMA ABORDAGEM REVISANDO A LITERATURA.

A rotura uterina é uma solução de continuidade do músculo uterino que pode ocorrer após 28° semana gestacional e durante o trabalho de parto podendo ser classificada em completa e incompleta. Ela é considerada umas das mais graves complicações em obstetrícia podendo ocasionar morte materna e morte fetal intra-uterina. Neste estudo aprofunda-se uma revisão da literatura, incluindo manuais do Ministério da Saúde, sobre complicações obstétricas com ênfase em Rotura Uterina: Fatores predisponentes, quadro clínico, diagnóstico e tratamento. Para isso foi realizado procura nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library) e BVS-Ministério da Saúde (Biblioteca Virtual da Saúde) aceitando como válido o período de 2000 à 2014, com as seguintes palavras-chave: Ruptura uterina, complicações na gravidez e hemorragia uterina. Foi verificado que quando se fala da rotura uterina, a visão de seu conceitual, processos precedentes, curso clínico e conduta a ser tomada destaca-se como instrumento diferencial na assistência, podendo mudar uma assistência profissional mecanizada por uma tomada de decisão compromissada e fundamentada em um conhecimento que condiz sucesso à prática. Tem destaque a detecção inicial e a atenção humanizada, indicando qualidade da assistência obstétrica prestada, visando o bem a quem se destina.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170417.005811

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PUÉRPERAS ACERCA DO PRÉ-NATAL

Objetivo:A assistência pré-natal pode ser considerada um processo de constante aperfeiçoamento que busca sempre, através de manuais e instruções padronizadas, uma assistência de qualidade e humanizada visando a saúde da gestante e do bebê, sendo um fator importante na redução da mortalidade materna e perinatal, visto que muitas patologias no período gravídico-puerperal podem ser tratadas e/ou controladas. Diante disso, destaca-se o objetivo do presente estudo que foi conhecer as percepções por parte das puérperas a respeito da importância dada a essa assistência e a qualidade do atendimento. Trata-se de pesquisa de caráter descritivo, transversal com abordagem qualitativa, amparada na Teoria das Representações Socais a partir da análise dos Discursos Coletivos. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo. A amostra foi constituída por 25 mulheres escolhidas de forma não probalística e intencional, sendo estas puérperas maiores de 18 anos, na cidade de Poços de Caldas-MG. Aplicou-se uma entrevista individual semiestruturada. A

tabulação dos dados ocorreu por meio da utilização de três figurasmetodológicas: idéia central, expressões chave e o discurso do sujeito coletivo Resultados: Foi demonstrado o conhecimento por parte das puérperas acerca da importância do pré-natal. Conclusão: tem-se falha no atendimento humanizado, sendo este o ponto que mais necessita de aperfeiçoamento baseado nos princípios que o Ministério da Saúde preconiza. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000099
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170110.005777

Páginas

Subscrever Ciências da Saúde