Revisão cega por pares

A revisão dos artigos desenvolvida pela Revista Científica Semana Acadêmica é direcionada no sentido de que seja assegurada a integridade da revisão por pares cega. Isso significa que a submissão dos artigos aos revisores, são adotadas medidas no sentido de garantir que a identidade de autores e revisores não venha a ser revelada no processo.

Nas revisões "duplo-cegas" o nome do autor (ou autores) nem o nome dos revisores são revelados uns aos outros. Isso é essencial para garantir revisões e testes completos e em profundidade da pesquisa relatada.

A adoção dessas medidas é realizada pela revista, realizando rotinas em relação ao texto e as respectivas propriedades do documento/arquivo:

  1. Exclusão da identificação dos autores no documento, excluindo do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor é removida das propriedades do documento (no menu Ficheiro > Propriedades), iniciando em Ficheiro, no menu principal, e clicando na sequência: Ficheiro > Guardar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do ficheiro ao guardar > OK > Guardar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também são removidos das Propriedades do Documento, em Ficheiro no menu principal do Adobe Acrobat.
  4. A Revista Semana Acadêmica conta com a revisão por outros membros que não os expressamente identificados em sua página editorial. A medida visa exatamente garantir: que os artigos venham a ser examinados por profissionais da área de estudo; que a identidade de todo o seu corpo revisor mantenha-se preservada.

A Direção da Revista Científica Semana Acadêmica entende que eventualmente pode não ser possível remover conclusivamente todos os elementos que possam levar à identificação do autor. Contudo, consideramos que é necessário que os autores esforcem-se legitimamente para eliminar todas as fontes evidentes que possibilitem a identificação, evitando, por conseguinte, reclamações dos revisores sobre indicadores óbvios de autoria.

Revista Científica Semana Acadêmica