Back to top

ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA REDE DE VAREJO DE COMBUSTÍVEIS

Tipo de Trabalho 

Artigo

Neste estudo, buscou-se desenvolver um trabalho com foco na comunicação interna e seu fluxo em uma empresa distribuidora de combustíveis, pois, entende-se que esta área pode ser transformada em importante ferramenta que garanta o sucesso da organização. Este estudo busca subsídios para a solução do problema que é “Como ocorre o fluxo de comunicação na empresa”. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, na qual 43 funcionários responderam à 28 questões sobre o tema. Na empresa observada notou-se que há uma infinidade de meios de comunicação desde os mais modernos até os mais simples, tudo de forma que facilite o fluxo da comunicação, mas uma simples distorção ou erro pode atrapalhar todo este fluxo, desta forma cada etapa deve ter uma atenção especial para que não interfira de forma negativa nos resultados. Dentre esses tipos de comunicação podemos observar que na empresa a comunicação ascendente e descendente é a mais formal, sendo mais rápida e ágil. Já a comunicação horizontal por ser mais abundante ela está mais sujeita a possíveis ruídos, e precisa ser cada vez mais fomentada para que se torne mais contínua e eficaz, pois informação nunca é demais e somente estando todos os colaboradores cientes dos acontecimentos evitam assim os possíveis erros e distorções.