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Este trabalho descreve o Designer Instrucional do curso de noções de planejamento estratégico direcionado a todos os colaboradores do Banco da Amazônia. O curso objetiva disseminar a compreensão da importância do planejamento estratégico, bem como a metodologia adotada e aplicada no Banco. Essa ação educacional possui valor redobrado, pois o planejamento estratégico do Banco constantemente passa por reformulação, necessitando, portanto, ser disseminado a todos os envolvidos. O modelo instrucional adotado foi o DI fechado. O curso foi estruturado em dois módulos, o primeiro trata de conceitos de Planejamento Estratégico e o segundo aborda o planejamento Estratégico dentro do Banco da Amazônia, com recursos atrativos como caderno de estudos, apresentação em flash; leituras complementares com textos de especialistas. Além disso, o curso conta com dois tipos de avaliação, a avaliação da aprendizagem, com prova de conhecimentos ao final do curso, concluída a leitura dos módulos. E, a avaliação de reação, através de formulário sobre os indicadores de satisfação a ser preenchido ao término do curso. Ao final do curso, espera-se que os alunos conheçam a missão, visão, valores, objetivos estratégicos, forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa e, possam executar suas atividades alinhadas à estratégia da instituição.

Tipo de Trabalho: Monografia
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

O presente estudo objetiva uma análise da conciliação e da mediação quanto políticas públicas na resolução de conflitos complementares à jurisdição, a partir da atual crise do Poder Judiciário, decorrente de problemas de caráter processual, organizacional e econômico que resultam em processos morosos e burocráticos. 

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

O presente estudo busca levantar dados visando à preparação de projeto de Prédio Comercial. O projeto e na zona rural, logo, possui preocupações com inundações, a parte tropográfica, Estruturas de solo, Metálicas e Concreto. Claro possuimos preocupações ecológicas, pensamos na utilização do tijolo ecológico, feito de pó de cimento.  Projeto desenvolvido no curso de Engenharia Civil, 7 semestre, envolvendo as disciplinas de  Estruturas de Concreto I; Estruturas Metálica; Hidrologia Aplicada; Materiais de Construção Civil II; Mecânica dos Solos Aplicada a Fundações; Topografia e Georeferenciamento II.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

RESUMO

 

Este artigo tem por objetivo, o desenvolvimento e aplicação de técnicas de autogerenciamento de falha em um semáforo urbano, a fim de garantir sobrevida em seu funcionamento perante adversidades e falhas. Através de pesquisas direcionadas aos assuntos abordados, como o uso de sistemas de redundância de hardware, de Nobreaks, datasheets dos componentes aplicados, assim como livros da área de eletrônica de potencia e artigos direcionados a programação e uso de redes internet. Tornou-se possível a aplicação das seguintes teorias principais no projeto: primeiramente implantação do uso do modulo Ethernet ENC28J60 para comunicação e envio de pacotes UDP vindos da placa de controle com Atmel ATEMEGA 328P-PU, responsável pelo gerenciamento de falha do protótipo; a aplicação de sistema de Nobreak para sobrevida em casos de falha da rede elétrica, com seu uso em todo ou parte do sistema; e uso das placas denominadas P1 e P2 responsáveis pelo acionamento do semáforo, que trabalharam em redundância uma da outra por ordem da placa de controle. Onde em testes aplicados com periféricos de verificação e medições pôde-se constatar a validade do uso adequado de cada componente afim do prolongamento do funcionamento do semáforo e que se destacou a possibilidade de múltiplos usos dos pacotes UDP pelo seu utilizador. Para assim permitir a mostra da vantagem do uso destas teorias para a evolução e autogerenciamento de falha dos semáforos. 

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

O presente estudo busca levantar dados visando à preparação de projeto de inserção do túnel que fará a ligação entre cidades de São Paulo. O local foi escolhido após um estudo que apontou ser essa a região que gerará o maior número de benefícios, atendendo demandas de automóveis, caminhões, ônibus, bicicletas e pedestres. O projeto também permitirá a passagem de um veículo leve sobre trilhos (VLT), o qual busca estabelecer maior praticidade de locomoção à população.  Projeto desenvolvido no curso de Engenharia Civil, 6 semestre, envolvendo as disciplinas de  Engenharia de Trafego, Estruturas Estáticas, Hidrodinâmica Aplicada, Geotecnia 2, Materiais de Construção Civil, Topografia. Um projeto desta magnitude, envolve conhecimentos de todo curso de Engenharia Civil, porem vamos limitar nosso estudo a essas disicplinas.

 

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

Neste trabalho vamos desenvolver a análise de soluções de problemas na execução de um canteiro de obras distante dos grandes centros. O objetivo deste trabalho é conhecer as adversidades existentes em um canteiro de obras, enumera-las, e projetar possíveis soluções e consequências a cada problema existe. Projeto desenvolvido no curso de Engenharia Civil, 5 semestre, envolvendo as disciplinas de  Desenho de Construção Civil, Eleticidade Aplicada, Fenômenos de Transporte, Geotecnia 1, Resistência dos Materiais a Construção Civil, Transporte e Logistica.

 

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

Iremos verificar sobre a aplicação de uma válvula solenoide a partir de um circuito elétrico utilizado para converter energia elétrica em mecânica. Vamos analisar como as válvulas solenoides operam em um circuito elétrico e como a corrente elétrica interfere no seu funcionamento. Com a realização de cálculos solicitados para que a análise seja feita.                      O objetivo deste trabalho é conhecer o funcionamento de um solenoide, seus componentes e como os mesmos se relacionam para converter energia elétrica em energia mecânica. Projeto desenvolvido no curso de Engenharia Civil, 4 semestre, envolvendo as disciplinas de Calculo 3, Física 3, e Equações Diferenciais.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

A presente pesquisa foi realizada com o fito de esclarecer e contribuir para a discussão sobre as peculiaridades do contrato de trabalho do jogador de futebol profissional. Serão ressaltadas as principais peculiaridades legislativas e práticas deste instrumento e da relação empregatícia por ele regida. De maneira introdutória foi feita uma abordagem histórica da evolução do esporte no mundo e sua chegada ao Brasil, depois passou-se à análise da situação atual do desporto no cenário jurídico-constitucional nacional e também da competência para julgamento das causas. Em seguida, adentra-se na dissertação relativa ao contrato e suas especificidades, discussões doutrinárias e jurisprudenciais, como o passe, o assédio moral e o prazo, e as verbas salariais típicas deste tipo de contrato, que o tornam peculiar. Foi realizada uma análise da legislação, doutrinaria e jurisprudência pertinentes ao tema por meio do método lógico-dedutivo, utilizando-se da dedução para chegar às conclusões.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

O presente texto trata do conflito entre povos indígenas e produtores rurais no interior do Estado do Mato Grosso do Sul que se estende por anos sem uma solução efetiva. Ambas as partes possuem direitos constitucionais reconhecidos sobre as terras: os primeiros direitos originários, por habitarem o território brasileiro antes mesmo da colonização europeia, previstos no artigo 231 da Constituição Federal, e os segundos direitos históricos, por terem recebidos títulos regulares do poder público e colonizado as terras de boa-fé, fundamentando-se seu direito no artigo 5º, XXII e XXIII da mesma Carta. É responsabilidade do poder público a resolução de tal conflito de direitos fundamentais, que deverá fazê-lo através de um exercício de interpretação e harmonização de valores constitucionais, à luz dos novos paradigmas conferidos pelo neoconstitucionalismo. Com a aplicação dos princípios da nova hermenêutica constitucional, será possível encontrar a solução que melhor atenda à vontade constitucional e realize seus objetivos no caso concreto. Além disso, é indispensável que o intérprete apreenda os variados conceitos que de cada cultura que coabita no mesmo território, podendo fazê-lo através da hermenêutica diatópica, visando, ao fim e ao cabo, a consagração de um constitucionalismo pluralista.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

O presente trabalho diz respeito do uso de tecnologias educativas no ensino, de softwares educativos. Busca despertar uma visão moderna pelas novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem. O papel do professor, o professor na era digital, diferenciação entre softwares educativos e softwares educacionais. O objetivo do trabalho é demonstrar  alguns softwares que auxiliam no ensino, auxiliando  o professor,  facilitando e demonstrando alguns conceitos teóricos, que muitas vezes por falta de laboratórios adequados nas escolas, a ferramenta tecnológica auxilia na contextualização do conteúdo estudado.  

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

Com o intuito de debater e compreender as formas de aquisição da Língua Portuguesa por imigrantes haitianos em Campo Grande - MS, este artigo busca colocar posicionamentos, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre as condições como essa aquisição se dá, as dificuldades e aspectos tanto da Língua Francesa e Portuguesa que possam facilitar ou dificultar esse aprendizado. Este artigo caminha juntamente com uma pesquisa em andamento intitulada: “Análise Sociolinguística da Fala De Imigrantes Haitianos: Um Cenário Em Campo Grande - MS”.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Autor(es):

O presente trabalho diz respeito à construção de um Instrumento para analise e recolha de dados sobre a História da Ciência presente nos livros didáticos de Física.  O objetivo é mostrar as etapas de desenvolvimento para construir de forma ampla e precisa um instrumento fundamental para uma pesquisa de qualidade. A pesquisa foi de caráter  essencialmente qualitativa, e modo pesquisa bibliográfica. Foram analisadas diversas dissertações de Mestrado em ensino de Física e Educação em Ciências. Os avanços desta pesquisa se encontram no decorrer deste trabalho.

 

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

Existe uma grande variância na Formação dos escritores de livros didáticos de Física, desde Engenheiros Civis, Engenheiros Elétricos, Bacharéis em Letras, Licenciados em Matemática, como também Licenciados em Física. Essa divergência proporciona livros didáticos distintos, alguns mais  pedagógicos, e outros que esquecem da transposição didática necessária no processo de Ensino Aprendizagem. Recursos pedagógicos como o uso da História da Ciência, atividades aos alunos realizarem que reforcem a aprendizagem, contextualizações adequada, aplicações tecnológicas ou experimentos simples na vida cotidiana dos alunos possuem ampla importância neste processo. Essas divergências são apresentadas aos alunos, na construção didática pedagógica. Analisamos as 14 coleções de livros didáticos, liberados pelo Plano Nacional do Livro Didático de Física 2015. Os avanços dessas coleções estão descritos em nosso trabalho.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo, objetivando verificar a importância do ensino de resolução de problemas como uma estratégia para o ensino de Matemática dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Solidônio Leite no município de Serra Talhada, propondo metodologias inéditas para a resolução dos problemas propostos. Este estudo com o apoio de expressivos referenciais teóricos e a proposta de trabalho apresentada permite afirmar a existência de métodos que se bem aplicados, certamente ajudarão no desenvolvimento do raciocínio do aluno e consequentemente, no processo ensino aprendizagem, especialmente da turma em que esta pesquisa foi realizada e aplicada. A conclusão final permitiu ressaltar os principais aspectos da pesquisa que melhoraram de forma significativa a aprendizagem dos alunos e a facilidade em utilizar novos métodos na resolução dos problemas propostos.

Tipo de Trabalho: Monografia
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

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