Tecnologia Educacional

NOVAS TECNOLOGIAS DA FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO E AS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Resumo: A Internet e as tecnologias digitais fizeram emergir um novo paradigma social, descrito por alguns autores, como sociedade da informação ou sociedade em rede alicerçada no poder da informação. As tecnologias educacionais e o seu uso tem ocasionado inúmeras discussões permeadas em torno dos pró e contra. Nota-se nos últimos anos, em especial mudanças em diversos setores da sociedade impulsionadas pelo desenvolvimento da tecnologia. O objetivo do estudo foi analisar se o uso de equipamentos eletrônicos computadores e tablets em sala de aula garante a melhoria do aprendizado dos alunos do ensino médio da rede pública de ensino. Metodologia utilizada descritiva integrativa, por meio de uma revisão de literatura. Os resultados apontam que a chagada da internet está trazendo novos desafios para a sala de aula, tanto tecnológico como pedagógico. A influência da tecnologia no âmbito geral desempenha um importante papel sobre a aprendizagem, modelando-a de modo a oferecer uma educação de qualidade para todos, basta saber utilizar bem essa ferramenta. Conclusão: concluímos que considerando que a utilização dos recursos de tecnologia de informação e comunicação apoia e facilita o acesso ao conhecimento; que podem constituir-se em uma poderosa ferramenta para atualizar e qualificar o processo de ensino e aprendizagem.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000118
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20180118.006347

BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: A PRAXIS NA ESCOLA PÚBLICA

O presente trabalho tem como objetivo um estudo exploratório sobre o uso da Informática na Educação, analisando tipos de softwares educacionais com características construtivistas para o uso na educação básica.  O artigo promove uma discussão e análise de fatores históricos sobre o uso destas tecnologias, bem como, os incentivos do governo para esta área. Como resultados, foi planejado e programado um roteiro pedagógico visando a aplicação informacional em sala de aula a partir de uma atividade de ensino utilizando softwares com características construtivistas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000104
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170306.005774
Subscrever Tecnologia Educacional