Ciências Contábeis

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA DO RAMO DE COMÉRCIO DE TECIDOS NA CIDADES DE BARREIRAS-BA

O presente estudo tem como objetivo geral, analisar como o Planejamento Tributário pode auxiliar na definição do melhor e menos oneroso regime tributário para a microempresa no ramo de comércio de tecidos na cidade de Barreiras/BA, dentro dos regimes tributários disponíveis. Este estudo consiste em analisar e verificar o regime que poderá trazer os maiores benefícios para a empresa, visando sua continuidade no mercado. Utilizando-se de dados quantitativos e qualitativos, a pesquisa objetiva buscar uma possível redução da carga tributária, o que refletirá positivamente nos resultados da empresa. Para conseguir atingir o objetivo do estudo, organizou-se de modo descritivo para possibilitar um aprofundamento teórico e em seguida realizou-se um estudo, através do método indutivo, tendo um abordagem quantitativa e qualitativa, sendo elaborado por meio de estudo de caso documental nos anos 2015 e 2016. Foram levantados assuntos relativos aos temas: Planejamento Tributário, Evasão e Elisão Fiscal, Tributos, Regimes Tributários, Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real. No estudo de caso realizado, foram apurados e comparados os valores devidos em cada regime viável à empresa e notou-se que o modo de tributação que traz mais benefícios para a mesma é o Regime Simples Nacional, por ser um regime traz menor ônus para a microempresa em estudo.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171215.006301

GESTÃO EMPRESARIAL E APLICAÇÃO DA NOVA LEI DA TERCEIRIZAÇÃO N.º 13.429/2017 NOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Atualmente discute-se a contratação de serviços terceirizados em diversos ramos, como: Direito, Contabilidade e Administração. Por meio da lei 13.467/2017 juntamente com as principais vantagens e desvantagens encontra-se uma melhor analise para a contratação de serviços terceirizados. Terceirização é a transferência de atividades secundárias do tomador de serviços, exercidas por empresas distintas e especializadas. A gestão empresarial quando decide pesquisar, se uma terceirização é ou não viável para a empresa, encontram algumas vantagens e desvantagens. As vantagens baseiam-se na concentração da atividade-fim, na produtividade, na simplificação da estrutura administrativa, oferecendo a empresa uma melhor competitividade na economia e redução do desperdício aumentando o ritmo, o volume de produção e participação dos dirigentes. E nas desvantagens os serviços contratados podem não ter qualidade, onde causa problemas com a legislação, dificuldade na fiscalização perdendo a originalidade, ocasionando demissões e mudanças inesperadas na empresa. Objetivou-se demonstrar as vantagens e desvantagens na formulação de contratos de serviços terceirizados a partir da aplicação da nova Lei de Terceirização n.º 13.467/2017 para a gestão empresarial evitar prejuízos e obter benefícios na qualidade dos serviços contratados. Realizou-se pesquisa descritiva bibliográfica, cuja base de dados foi selecionada em livros e artigos publicados e disponíveis no Google Acadêmico. Conclui-se que a terceirização no decorrer dos anos trouxe muitas inovações e que quando utilizada de forma correta e controlada, torna-se uma ferramenta muito benéfica para toda a gestão empresarial, proporcionando uma ampla visão de entender e escolher qual a melhor opção para a empresa.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171211.006286

CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Diante da intensidade da concorrência e competitividade, a contabilidade gerencial ao longo dos anos deixa de ser apenas demonstração pura dos números ao proporcionar auxilio estratégico na tomada de decisões empresariais. Assim, é necessário que os gestores façam uso da contabilidade gerencial, para fornecer informações que ajudam a planejar e controlar as operações das empresas. Nesse sentido, objetivou-se identificar e analisar as principais ferramentas da contabilidade gerencial para a tomada de decisão na gestão de empresas. Utilizou-se a pesquisa descritiva bibliográfica e com isso pode-se identificar que a contabilidade gerencial alicerçada com ferramentas de gestão pode contribuir nas decisões estratégicas e quando existe comunicação entre contador e gestor, os processos são executados corretamente, pois se utilizam relatórios desenvolvidos para planejar, controlar etapas do processo para alcançar os objetivos e diminuir os riscos na tomada de decisão. Já que se torna mais eficaz ao driblar as crises que vem atingem o mercado financeiro. Pode-se concluir que a contabilidade gerencial é muito importante para a gestão estratégica empresarial, pois implica em processo de planejamento e controle em todas as fases do processo decisório, sendo útil ao verificar as necessidades das empresas e corrigir falhas para atingir os objetivos desejados a partir das ferramentas gerenciais.  

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000116
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171129.006262

APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE DE CUSTO NAS INDÚSTRIAS MOVELEIRAS DE FERNANDÓPOLIS

Contabilidade de custo é uma ferramenta contábil destinada a produzir informações para diversos níveis gerenciais e contribui na gestão empresarial, já que possui funções relevantes no planejamento, controle de dados operacionais, contábeis e financeiros e favorece a tomada de decisão. Objetivou-se mostrar a aplicabilidade da contabilidade de custo nas indústrias moveleiras de Fernandópolis para verificar sua atuação na tomada de decisões empresariais. Utilizou-se metodologia descritiva, de campo, com uso da abordagem quantitativa, com aplicação de questionário com cinco questões aos responsáveis pelos setores de custo das três indústrias moveleiras de Fernandópolis, sendo a aplicação realizada no período de julho de 2017. Os resultados obtidos com a pesquisa foram apresentados em gráficos e comprovam que 100% das indústrias participantes aplicam a contabilidade de custo e confirmam a necessidade dessa ferramenta de apoio para tomarem decisões importantes no decorrer das atividades empresariais; verificou-se que 33% das industrias utilizam apenas a contabilidade de custo na formação do preço de venda do produto, e que 67% além da utilização do cálculo para apuração custo do produto, levam também em consideração o preço oferecido pelo concorrente como informação complementar; Constatou-se ainda que as indústrias analisadas aplicam a contabilidade de custo para verificar por meio de relatórios contábeis e financeiros a rentabilidade de cada produto, analisar meios de minimizar os custos e verificar possíveis investimentos e/ou exclusões de produtos em sua linha de produção. Logo, a pesquisa confirmou a aplicabilidade da contabilidade de custo pelas indústrias moveleiras de Fernandópolis pois ambas utilizam-se dos relatórios produzidos para viabilizar a formação do preço de seus produtos e, ao mesmo tempo, minimização de custos, pois consideram as informações contábeis de custo um método de apoio para a continuidade de suas atividades, consequentemente, aplicação desta ferramenta facilita os gestores uma decisão equilibrada.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000115
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171031.006189

NOTA FISCAL PAULISTA E SEUS REFLEXOS

O Governo do Estado de São Paulo instituiu o programa de estimulo à cidadania, denominado Nota Fiscal Paulista, que foi criado pela Lei N° 12.685 de 28 de Agosto de 2007, com intuito de incentivar consumidores a exigirem do estabelecimento comercial o documento fiscal. E os que solicitar a inclusão do CPF no ato da compra, poderão escolher como receber os créditos e ainda concorrerem a prêmios em dinheiro. Assim, objetivou-se apresentar aos consumidores e estabelecimentos comerciais as funcionalidades, benefícios e penalidades (em caso de uso fraudulento) existentes no programa Nota Fiscal Paulista. Realizou-se pesquisa Descritiva de Campo, quantitativa. Amostra composta de 100 participantes, selecionadas aleatoriamente em setembro de 2017, no munícipio de Fernandópolis, SP, responderam o questionário, contendo 6 perguntas. Com os resultados nota-se que em relação ao conhecimento do programa, 52% sabem da existência do mesmo. Quanto ao cadastro da Nota Fiscal Paulista, 54% são inscritos. Já referente as solicitações da inserção do CPF, 54% afirmaram realizar tal solicitação. Sobre a existência e/ou recusa ao solicitar a Nota Fiscal Paulista em estabelecimento comercial, a maioria, 91% não apresentaram dificuldades. No que condiz à aceitação do programa, 83% responderam serem favoráveis. Sobre a opinião do maior beneficiado com o programa, 67% dos participantes acreditam que é o Estado, 30% o consumidor e, apenas, 3% as empresas. Portanto, o programa Nota Fiscal Paulista instituído pelo Estado de São Paulo, que visa gerar créditos em pecúnia aos consumidores, de fato é compreendido como favorável, já que aponta aceitação e participação da maioria dos participantes da pesquisa. Logo, benefícios são evidentes por aumentar a arrecadação de ICMS e diminuir a sonegação fiscal. Entretanto, há penalidades que são aplicadas no uso indevido do programa, tanto para o consumidor quanto as pessoas jurídicas quando não transmitem as informações ao fisco no prazo estipulado.   

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171027.006172

ESTRUTURA DE FLUXO DE CAIXA DE EMPRESAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO: O ESTUDO DE CASO DA EMPRESA NETSHOES

RESUMO

 

Há alguns anos o comércio eletrônico vem se destacando como um novo e promissor nicho de mercado, inicialmente explorado nos Estados Unidos e mais recentemente vem ganhando força e espaço no Brasil. Este artigo teve como objetivo geral identificar a estrutura de fluxo de caixa de uma empresa de comércio eletrônico e, como objetivos específicos, entender a estrutura de fluxo de caixa e conhecer os tipos de Comércio Eletrônico existentes, por meio do estudo de caso da empresa brasileira Netshoes e conhecer os números do comércio eletrônico no Brasil, com base na mais recente versão do relatório do setor, elaborado pela renomada empresa E-bit, ainda o relatório apresenta os números de e-consumidores e a evolução dos números de compras e faturamento. Para uma maior análise do balanço patrimonial da empresa, são calculados os índices de liquidez da empresa, com o objetivo de compreender como está a saúde financeira da empresa em estudo, o que foi viável, pois se trata de uma empresa de sociedade anônima, S/A.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171016.006150

O IMPACTO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA TOP LTDA.

RESUMO

Este estudo se resumiu em apresentar o impacto causado pela desoneração da folha de pagamento e tem como objetivo testar as mudanças econômicas ocorridas em uma empresa do ramo de Construção Civil da cidade de Parnaíba-PI. A pesquisa realizou-se por meio de um estudo de caso no qual, buscou-se revelar os efeitos causados pela alteração imposta pelo Governo Federal, através da Lei nº 13.161/2015, que teve como base a Lei 12.546/2011, que trata acerca da desoneração. E, diante disso, também, pretendeu-se verificar qual a opção mais vantajosa para a empresa. Portanto, ao término deste estudo, constatou-se, no caso da empresa analisada nesta pesquisa, que foi mais vantajosa à opção de considerar o faturamento da empresa na constituição do cálculo da contribuição previdenciária, já que o mesmo é considerado baixo, resultando em uma expressiva economia em relação ao valor da contribuição.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171010.006148

CONTABILIDADE RURAL APLICADA NA GESTÃO DAS DIFICULDADES DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS/SP

A contabilidade rural é uma das técnicas contábeis aplicada para o setor agropecuário, utilizada para gerenciamento de informações, levantamento de custos e despesas, que tem a finalidade de demonstrar o lucro ou prejuízo apurado no período. Entretanto, pode ser considerada uma ferramenta que contribui para minimizar os impactos gerados pela falta de conhecimento técnico e problemas com gerenciamento e controle de produtos rurais. Desta forma objetivou-se identificar as obrigações e principais dificuldades para mostrar a contabilidade rural aplicada na gestão do interesse dos pequenos produtores rurais do município de Fernandópolis/SP. Assim realizou-se uma pesquisa de campo descritiva, exploratória de caráter quantitativa e qualitativa no mês de Julho de 2017 com aplicação de um questionário, cuja amostra foi composta por 13 produtores, correspondentes a 16% dos produtores rurais cadastrados na Cooperativa de Agricultura Familiar de Fernandópolis. Constatou-se que 69% dos pequenos produtores rurais pesquisados alegaram ter conhecimento sobre a legislação vigente e 62% noção sobre as obrigações fiscais, 54% tem acesso a informações e recursos tecnológicos, e 61% já utilizam de algumas das técnicas contábeis para controle das propriedades. Contudo 46% afirmaram ter grandes dificuldades com aplicação de preço, vendas, controle de custos e produção de mercadorias. Logo a contabilidade rural quando aplicada corretamente na gestão do interesse dos pequenos produtores pode tornar-se uma ótima opção para o gerenciamento de qualquer propriedade. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171020.006147

UMA ABORDAGEM CONCEITUAL SOBRE APURAÇÃO DE HAVERES NA PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL

RESUMO

Esta pesquisa evidencia a Perícia Contábil Judicial como uma atividade, cuja importância está em seu papel enquanto recurso técnico-científico, para esclarecimentos acerca de casos onde o juiz precisará da opinião especializada de um perito contador. Tendo este trabalho apontado alguns aspectos sobre este profissional contábil, pois a pesquisa mostra que a presença de um perito contador é fundamental para a realização da perícia, também são expostos alguns conceitos a respeito do que é perito. Importante também é a apuração de haveres que fez com que o objetivo deste estudo fosse o de se apresentar bases teóricas que explicassem a relevância de se apurar os haveres em uma perícia contábil judicial, reunindo conceitos e ideias semelhantes sobre a apuração de haveres na perícia contábil, bem como, tentou-se identificar a importância da perícia contábil judicial. Para tanto, faz-se uso de uma metodologia bibliográfica, utilizando-se livros, teses, monografias, artigos científicos e pesquisas em sites voltados para assuntos contábeis, onde foi realizada uma leitura seletiva de todo esse material, separando aqueles mais significativos para a confecção deste trabalho. Desse modo, buscou-se acrescentar material referente ao tema como uma justificativa para a elaboração deste estudo, uma vez que esta disciplina é pouco difundida nos conteúdos universitários e, por isso, a pesquisa tentou apresentar informações que possam complementar trabalhos futuros. Afinal, a escassez de literaturas sobre perícia contábil resultou na problemática de porque a apuração de haveres é uma das mais importantes aplicações da perícia contábil.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171006.006144

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - MPES: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo, evidenciar a importância do planejamento tributário para as micro e pequenas empresas - MPEs , que nos dias atuais exercem um papel de suma importância para a economia do Brasil. O planejamento tributário consiste em uma forma legal de reduzir os impostos pagos por uma empresa, com o intuito de encontrar uma alternativa lícita de diminuir gastos, diferentemente da sonegação fiscal que representa um meio ilícito de reduzir os impostos. Buscou-se descrever a importância desse tipo de planejamento; as possibilidades de redução dos gastos empresariais que o mesmo proporciona, bem como, o melhor regime de tributação para cada tipo de empresa e ainda, o importante papel do contador, como agente indispensável nesse processo de redução de despesas e maximização de lucros, sempre se utilizando da legislação para o desenvolvimento de seu trabalho e alcance de seus objetivos. Desse modo, por meio de levantamento bibliográfico acerca do tema estudado, verificou-se que o planejamento tributário é indispensável para qualquer tipo de empresa, pois com a alta carga tributária existente no Brasil, essa ferramenta poderá definir a permanência ou não dessas instituições no mercado, já que o número de empresas que fecham suas portas, por falta de um planejamento tributário adequado, é bastante significante. Ademais, a carga tributária pode ser reduzida quando se escolhe o melhor regime de tributação para cada tipo especifico de empresa, e que independentemente do tamanho, se pequeno, médio ou de grande porte, é através do planejamento tributário que se obtém as maiores chances de sucesso e crescimento em suas respectivas áreas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171006.006143

Páginas

Subscrever Ciências Contábeis