Artes

A LINGUAGEM TEATRAL NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ALUNO COM DÉFICIT DE APRENDIZAGEM

O presente trabalho reflete sobre as características dos alunos com Déficit de Aprendizagem. O objetivo é verificar se a linguagem teatral contribui no desenvolvimento escolar de alunos com esse déficit. Para entender a realidade dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos, foram entrevistadas três professoras de teatro das cidades de Brasília-DF, Sete Lagoas-MG e Marilac-MG. A partir dessas entrevistas, traçou-se os perfis dos alunos com esse diagnóstico e buscou-se compreender quais são os procedimentos pedagógicos e artísticos trabalhados, por meio da linguagem teatral, que permitem o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades dos estudantes que superam limitações decorrentes do transtorno.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000118
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171229.006320
Área do Conhecimento: 

PRÁTICAS DO OLHAR: ATRELAMENTOS ENTRE ARTE E CULTURA VISUAL

O presente trabalho tem por objetivo analisar as possíveis relações entre arte e cultura visual. Elucidando questões pertinentes aos estudos sobre cultura visual e explorando seus desafios na contemporaneidade o texto discorre sobre a necessidade de interpretação das imagens que nos rodeiam apontando a importância e a necessidade de uma reavaliação de posições teóricas e estéticas que permitam rever a indissocialização histórica da arte/cultura visual. Partindo destes preceitos busco relacionar a cultura visual e suas possíveis relações com o ensino da arte.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000036
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2013
Nº Certificado: 
20130519.001035
Área do Conhecimento: 
Subscrever Artes