Engenharia Elétrica

SISTEMA DE AUTOGERENCIAMENTO DE FALHA PARA SEMÁFOROS

RESUMO

 

Este artigo tem por objetivo, o desenvolvimento e aplicação de técnicas de autogerenciamento de falha em um semáforo urbano, a fim de garantir sobrevida em seu funcionamento perante adversidades e falhas. Através de pesquisas direcionadas aos assuntos abordados, como o uso de sistemas de redundância de hardware, de Nobreaks, datasheets dos componentes aplicados, assim como livros da área de eletrônica de potencia e artigos direcionados a programação e uso de redes internet. Tornou-se possível a aplicação das seguintes teorias principais no projeto: primeiramente implantação do uso do modulo Ethernet ENC28J60 para comunicação e envio de pacotes UDP vindos da placa de controle com Atmel ATEMEGA 328P-PU, responsável pelo gerenciamento de falha do protótipo; a aplicação de sistema de Nobreak para sobrevida em casos de falha da rede elétrica, com seu uso em todo ou parte do sistema; e uso das placas denominadas P1 e P2 responsáveis pelo acionamento do semáforo, que trabalharam em redundância uma da outra por ordem da placa de controle. Onde em testes aplicados com periféricos de verificação e medições pôde-se constatar a validade do uso adequado de cada componente afim do prolongamento do funcionamento do semáforo e que se destacou a possibilidade de múltiplos usos dos pacotes UDP pelo seu utilizador. Para assim permitir a mostra da vantagem do uso destas teorias para a evolução e autogerenciamento de falha dos semáforos. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180215.006400
Área do Conhecimento: 

AUTOMAÇÃO, CONTROLE E SUPERVISÃO DE UM TANQUE DE MISTURA E HOMOGENIZAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO COM PLC E IHM

O mercado de medicamentos no Brasil, com o passar dos anos, vem se tornando cada vez mais competitivo. Na área de produção de fármacos, a qualidade, sigilo e economia na produção são aspectos importantes para estudo, devido a esses produtos serem de grande importância na manutenção da saúde da população e da qualidade que esses produtos devem ter devido à exigência de órgãos regulamentadores. Desta forma, este artigo tem como objetivo propor um breve estudo sobre a otimização de uma empresa do ramo de fármacos com o uso de um Sistema supervisório integrado a um Controlador Lógico Programável que contemplarão o sistema de mistura já implantado, como solução para problemas gerados da produção manual por meio de operadores.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000118
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20180118.006349
Área do Conhecimento: 

CURTO-CIRCUITO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE 13,8 KV

A energia elétrica é dos recursos fundamentais solicitados pelo homem na atualidade. Sua falta ou escassez causa sérios problemas de sobrevivência e talvez a falência de sistemas econômicos. Os principais motivos que levam a interrupção do fornecimento de energia elétrica são os curtos-circuitos na rede, curtos-circuitos chamados de francos ou arcos elétricos. Neste artigo trataremos dos curtos circuitos francos, por serem os mais frequentes e de maior prejuízo para as empresas concessionárias de energia elétrica.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180214.006335
Área do Conhecimento: 

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SCADA EM HTML BASEADO NA TECNOLOGIA WEBSERVER SIMATIC. ESTUDO DE CASO EM PROCESSO DE ENVASE DE LÍQUIDO

Para se tornarem mais competitivas no mercado, empresas buscam maior qualidade e confiabilidade na aquisição dos dados, pois o nível de gerencia depende destas coletas para futuras decisões estratégicas. Posteriormente, a automação surge como uma alternativa para elevar os fatores competitivos, e analises confiáveis de diversas variáveis do chão de fábrica. Com isso, o objetivo deste artigo é realizar um estudo utilizando o sistema supervisório automatizado, juntamente com CLP para controle e servidor web, possibilitando o acesso dentro de uma rede interna. Foi realizado um estudo de caso, onde o foco é automatizar uma linha de envase de líquidos através do sistema supervisório SCADA para monitoramento utilizando a rede interna, focando nos níveis hierárquicos superiores ao chão de fábrica, tornando seus dados mais confiáveis e eficazes, com o objetivo de sanar falhas na coleta de dados manuais. Esta proposta foi analisada em uma empresa com sede na Zona Leste de São Paulo, onde os resultados obtidos com essa integração automática mostraram possíveis melhorias e corte de custos na produção, com a melhoria na disponibilidade da máquina e constatação de erros humanos na coleta de dados.  

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000115
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171103.006194
Área do Conhecimento: 

PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DE UMA PRENSA MECÂNICA À NR12

Segurança no trabalho é uma preocupação cada vez maior nas empresas. Estima-se que todo e qualquer projeto a ser desenvolvido deve levar em consideração o tópico da segurança, tão importante quanto a análise de viabilidade financeira do projeto. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo realizar o levantamento e a análise dos riscos apresentados por uma prensa mecânica que encontra-se inoperante em uma metalúrgica no interior de São Paulo. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico focado na Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12), com aprofundamento nos tópicos que tratam do equipamento em estudo. Por meio de pesquisa exploratória buscou-se obter as informações do equipamento. Foi utilizado um check-list desenvolvido através dos tópicos previstos na norma e a avaliação de risco foi feita pelo método Hazard Rating Number (HRN). E por fim realizando a proposta de adequação do equipamento para a NR 12, visando a diminuição dos riscos para o operador. Com base nessas melhorias, procurar-se-á reduzir a probabilidade de acidentes e transtornos, tornando o ambiente mais seguro e saudável para os colaboradores.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171027.006184
Área do Conhecimento: 

DESENVOLVIMENTO DE UMA I/O REMOTA COM COMUNICAÇÃO MODBUS DE BAIXO CUSTO

A indústria está sempre em busca de soluções de automação para melhorar sua produção e garantir a sua qualidade, infelizmente, a maioria das industrias brasileiras são de pequeno porte e sofrem de falta de capital, para esse público soluções de automação de baixo custo, porém confiáveis são desejáveis. Este trabalho mostra um exemplo prático da criação de uma I/O remota para a área de automação industrial, utilizando o protocolo Modbus para comunicação com outros dispositivos. Para isso, foram feitos testes utilizando o Arduino, tendo o ScadaBR como supervisório, de modo que o sistema tenha controle das informações remotamente via Modbus Serial RS-485.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000115
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171113.006138
Área do Conhecimento: 

COMPARATIVO ENTRE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA EM UM CONSUMIDOR INDUSTRIAL

 

Este documento é uma análise comparativa realizado entre três formas de atendimento de energia elétrica (painel fotovoltaico, grupo gerador e rede de distribuição de energia elétrica) de um consumidor industrial do município de Eugênio de Castro no estado do Rio Grande do Sul. O estudo em questão utilizará dos recursos do software HOMER Pro que através de simulações buscará a melhor ou as melhores formas de atendimento deste consumidor.
 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000118
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171229.006126
Área do Conhecimento: 

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE EM VBA PARA O CÁLCULO DA DEMANDA DE UNIDADES CONSUMIDORAS EM BT

O controle e conhecimento das cargas conectadas à rede, bem como a estimação de sua demanda são fatores importantes para as concessionárias planejarem os investimentos na rede, mantendo os clientes bem atendidos. Assim, para a realização do cálculo da demanda de consumidores ligados à rede de BT, de uma cooperativa, em 380/220 V ou em 440/220V, foi desenvolvido um algoritmo. O programa foi criado a fim de facilitar e agilizar o cálculo da demanda para novas instalações consumidoras ou para instalações existentes que desejam realizar alterações no tipo de fornecimento. Para pedidos de ligação e/ou alteração no tipo de fornecimento é necessário que o cliente informe à cooperativa sua carga instalada. A partir dessa tabela de carga, o algoritmo desenvolvido realiza o cálculo da demanda conforme o tipo de consumidor e classe de tensão escolhidos. O programa também informa o tipo de fornecimento, carga total instalada na propriedade, disjuntor geral, maiores cargas resistivas e motrizes admissíveis, etc. Tudo em plena compatibilidade com o Anexo J do RIC de BT da Fecoergs. No caso de não haver compatibilização com o Anexo J do RIC BT, o algoritmo informa o motivo da incompatibilidade e apresenta uma sugestão do que deve ser feito, como, por exemplo, a troca da classe de tensão de fornecimento para MT. O programa foi validado considerando casos em que já se tinha a demanda conhecida/calculada.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180124.006096
Área do Conhecimento: 

ANÁLISE DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA POR APARELHOS EM STANDBY E POR REATORES E LÂMPADAS DANIFICADAS

A preocupação com o consumo de energia elétrica tem sido elevada nos últimos anos. Em vista disso, muitas alternativas vêm sendo propostas para reduzir o consumo em todos os setores. Há também, estudos sobre utilização de outras fontes de energia a fim de aliviar o atual sistema elétrico de potência brasileiro. Diante desta situação, este trabalho apresenta um estudo sobre o desperdício de energia que pode ocorrer nos lares, nas indústrias e nos comércios. Aqui são realizadas medições a cerca do consumo de energia de aparelhos eletroeletrônicos, que podem ficar no modo de espera. E também, a cerca das lâmpadas fluorescentes compactas e convencionais, as quais muitas vezes são mantidas em luminárias mesmo após terem queimado. O principal objetivo é quantificar a energia que se perde por manter tais dispositivos energizados. Para efetuar as medições, é utilizado o analisador de qualidade de energia Dranetz, modelos 4300 e 4400.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180124.006093
Área do Conhecimento: 

ANTENA PATCH BIOINSPIRADA EM UM TREVO DE TRÊS FOLHAS PARA A FAIXA DE FREQUÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO

O presente artigo apresenta uma antena bioinspirada de baixo custo baseado na folha de um trevo de três folhas, caracterizada para a frequência de ressonância de 2,45 GHz (pertencente à banda ISM - Industrial Sientific and Medical), onde temos aplicações em rede de comunicação sem fio, por exemplo, o conhecido WiFi (padrão IEEE 802.11 a/b/g/n) e Bluetooth (padrão IEEE 802.15). A antena apresentada foi excitada pelo método de linha de microfita baseado no modelo da linha de transmissão (TLM) e teve seus diversos parâmetros eletromagnéticos (parâmetros S) analisados no simulador de onda completa Ansoft DesignerTM que implementa o método numérico dos momentos (MOM).  Após algumas simulações com o intuito de autenticar o projeto e investigar o desempenho em frequência, um protótipo foi construído e avaliado em um analisador de rede vetorial. Resultados simulados e medidos foram obtidos, em seguida apresentados e discutidos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000109
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170719.006012
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Engenharia Elétrica