Ciências Exatas e da Terra

INSTRUMENTO DE ANÁLISE À LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

O presente trabalho diz respeito à construção de um Instrumento para analise e recolha de dados sobre a História da Ciência presente nos livros didáticos de Física.  O objetivo é mostrar as etapas de desenvolvimento para construir de forma ampla e precisa um instrumento fundamental para uma pesquisa de qualidade. A pesquisa foi de caráter  essencialmente qualitativa, e modo pesquisa bibliográfica. Foram analisadas diversas dissertações de Mestrado em ensino de Física e Educação em Ciências. Os avanços desta pesquisa se encontram no decorrer deste trabalho.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180208.006381
Área do Conhecimento: 

ESCRITORES DE LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

Existe uma grande variância na Formação dos escritores de livros didáticos de Física, desde Engenheiros Civis, Engenheiros Elétricos, Bacharéis em Letras, Licenciados em Matemática, como também Licenciados em Física. Essa divergência proporciona livros didáticos distintos, alguns mais  pedagógicos, e outros que esquecem da transposição didática necessária no processo de Ensino Aprendizagem. Recursos pedagógicos como o uso da História da Ciência, atividades aos alunos realizarem que reforcem a aprendizagem, contextualizações adequada, aplicações tecnológicas ou experimentos simples na vida cotidiana dos alunos possuem ampla importância neste processo. Essas divergências são apresentadas aos alunos, na construção didática pedagógica. Analisamos as 14 coleções de livros didáticos, liberados pelo Plano Nacional do Livro Didático de Física 2015. Os avanços dessas coleções estão descritos em nosso trabalho.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180208.006376
Área do Conhecimento: 

O INEDITISMO COMO METODOLOGIA INOVADORA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASO

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo, objetivando verificar a importância do ensino de resolução de problemas como uma estratégia para o ensino de Matemática dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Solidônio Leite no município de Serra Talhada, propondo metodologias inéditas para a resolução dos problemas propostos. Este estudo com o apoio de expressivos referenciais teóricos e a proposta de trabalho apresentada permite afirmar a existência de métodos que se bem aplicados, certamente ajudarão no desenvolvimento do raciocínio do aluno e consequentemente, no processo ensino aprendizagem, especialmente da turma em que esta pesquisa foi realizada e aplicada. A conclusão final permitiu ressaltar os principais aspectos da pesquisa que melhoraram de forma significativa a aprendizagem dos alunos e a facilidade em utilizar novos métodos na resolução dos problemas propostos.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180202.006374
Área do Conhecimento: 

FUNCIONAMENTO DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

A Ciência é uma humana, que é influenciada pela sociedade, politica, religião. Como toda atividade humana é feita de fracassos e vitórias, de muito trabalho. O objetivo deste trabalho é trazer a pauta uma análise de como, os Livros Didáticas estão abordando o real funcionamento da Ciência. Se estes mostram as influências externas, como politica, sociedade, religião ou qualquer outros fator que influencia direta ou indiretamente. Como também mostrar que os cientistas não trabalharam sozinhos em suas descobertas. Numa pesquisa de caráter essencialmente qualitativa, e pesquisa bibliográfica, foram analisados as 14 coleções de Livros Didáticos de Física do PNLD/2015.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180130.006368
Área do Conhecimento: 

A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA INOVADORA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre a viabilidade da inserção da Modelagem Matemática no contexto educacional de ensino e aprendizado da Física no ensino médio. Uma vez que a realidade do ensino de Física percebida atualmente resume-se no predomínio de uma didática de ensino tradicional que, sem o auxílio de outras metodologias, para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Bassanezi (2004) e Biembengut e Hein (2000), outrossim, realizou-se uma pesquisa de campo com alunos do terceiro semestre do Curso de Licenciatura Plena em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus de Serra Talhada, com os quais foi realizada a modelagem de um experimento em forma de circuito elétrico com o intuito de aprender a Lei de Ohm. Concluímos que a Modelação Matemática Realmente pode contribuir para o ensino – aprendizado de uma Física mais presente, interessante e atuante na vida dos discentes. E em consequência, formar cidadãos mais críticos, autônomos e capazes de interagir com o mundo natural, tecnologias e a própria sociedade.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

ENSINO DE FÍSICA: CIÊNCIA E SUA NATUREZA

Já ocorreram inúmeras discussões sobre a importância da História da Ciência (HC) no Ensino de Física. O objetivo deste trabalho é trazer a pauta uma análise de como, é a visão de diversos autores sobre a História da Ciência, como também a Natureza da Ciência (NdC);  contexto histórico da época,  fatores que influenciaram na ciência, como a, Sociedade, Religião e etc..., no Ensino de Física. Numa pesquisa de caráter essencialmente qualitativa, e pesquisa bibliográfica, foram coletados e diversos trabalhos sobre esta perspectiva, sempre com o intuito facilitar o processo de Ensino/Aprendizagem da Disciplina Física. Os resultados dessa pesquisa estão descritos neste trabalho. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180126.006355
Área do Conhecimento: 

ANÁLISE COMPARATIVA DE COORDENADAS PLANAS UTM OBTIDAS COM POSICIONAMENTO POR SATÉLITES COM O USO DE RECEPTOR GNSS GEODÉSICO E COM SMARTPHONE

O presente artigo apresenta uma análise comparativa entre coordenadas planas no Sistema Universal Transversa de Mercator (UTM), oriundas de dois levantamentos realizados por posicionamento por satélite, sendo o primeiro realizado com um receptor GNSS geodésico pelo método relativo estático e o segundo com um smartphone (com a utilização de um aplicativo) sobre os mesmos pontos. O intuito era verificar a variação das coordenadas obtidas com o uso dos dois dispositivos, analisando assim o deslocamento sofrido pelos pontos coletados nos dois levantamentos. Baseando-se nos resultados foi possível concluir que o levantamento com o smartphone não oferece precisão para demandas técnicas e legais onde se exigem medidas precisas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171018.006158

ESTUDO DE CASO: QUANTITATIVO E ANÁLISE ESPACIAL DOS FOCOS DE INCÊNDIO EM TERESINA-PI

O presente trabalho apresenta um estudo sobre os focos de incêndios em Teresina-PI, no intuito de identificar as áreas em que há o maior número ocorrência, aliando informações acerca da vegetação e conhecimentos do município, desenvolvendo uma análise dos fatores responsáveis por tais fenômenos, para isso foram coletados dados sobre queimadas do banco de dados do INPE, de modo a se ter subsídios para a elaboração de tabelas e gráficos comparativos, além de mapas de calor (Kernel) para uma melhor visualização dessas áreas. Com esse estudo foi possível concluir, que durante todo o ano Teresina apresenta focos de incêndios, mas, que essa situação se agrava entre os períodos de julho a dezembro, principalmente nas regiões ao extremo norte e extremo sul da cidade, e que essa situação está aumentando ano após ano.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171003.006025

MODELOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI E SUAS RECOMENDAÇÕES PARA O GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Resumo. Gerenciar projetos de software envolve a aplicação de diversos conhecimentos considerados como essenciais ao setor de Tecnologia da Informação (TI), pois integra métodos de diferentes áreas. Essa integração é mantida a partir da boa comunicação entre as diversas equipes que desenvolvem o projeto, se tratando de elemento primordial, garantindo que os problemas possam ser identificados e solucionados com brevidade. O objetivo deste trabalho foi analisar recomendações para o gerenciamento de comunicação, presentes nos principais modelos de gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação, além de levantar alguns problemas comuns advindos da falta de comunicação, demonstrando estratégias que podem ser aplicadas a partir dos modelos de gerenciamento de projetos existentes, de modo a evita-los. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000105
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170328.005874

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