Psicologia do Trabalho e Organizacional

IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE DESEMPREGO E QUE BUSCAM RECOLOCAÇÃO EM UMA AGÊNCIA DE EMPREGO DA CIDADE DE MANAUS

Esta pesquisa aborda sobre aspectos psicossociais das pessoas em situação de desemprego. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os aspectos psicossociais das pessoas que estão vivenciando a situação de desemprego em busca de recolocação no mercado de trabalho. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa buscou-se: identificar qual o perfil sócio demográfico das pessoas que estão em busca de emprego; descrever quais são os aspectos psicológicos e sociais vivenciados pelas pessoas e  investigar quais são as estratégias que as pessoas utilizam para enfrenta à situação de desemprego. Quanto ao problema se propôs a seguinte pergunta: Quais são os aspectos psicossociais das pessoas que estão em situação de desemprego, que buscam recolocação no mercado de trabalho da cidade de Manaus? Com  o propósito de responder essa questão norteadora e alcançar os objetivos determinados, foi realizada uma pesquisa de campo, quantitativa. Tendo como população alvo para está pesquisa 45  pessoas que estavam na fila da agência de emprego em busca de uma oportunidade de trabalho nas segundas-feiras do mês de outubro de 2016, no período da manhã, no horário de 05:00 às 05:45, do sexo feminino e masculino com idades entre 18 a 45 anos. A amostra é intencional não probabilística. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas mistas dicotômicas e de múltipla escolha, (APÊNDICE A). Cabe ressaltar que tanto o objetivo geral, bem como os objetivos específicos como a questão problemas foram alcançados neste estudo. Desta forma foi verificado nos achados da pesquisa que existe pouca diferença em relação ao gênero sendo 56% homens e 44% mulheres, 80% estão na faixa de idade entre 23 a 39 aos de idade, 47% são casados e 40% não possuem renda nenhuma, 60% possuem ensino médio completo, que buscam oportunidade de emprego na área da produção, e estão fora do mercado a aproximadamente  1 a 6 meses. Sendo que 29% dos sujeitos participantes da pesquisa apresentaram frustração, 38% insegurança e desmotivação, 49% vivenciam afastamento dos amigos, e 60% vivenciam pressão familiar. Em relação à estratégia usada para enfrentar a situação de desemprego, 80% dos sujeitos realizam entrega de currículo nas agências de emprego.

 

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000118
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20180118.006343

EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM GESTÃO DE PESSOAS: EXPERIÊNCIA DE UM TREINAMENTO PARA GESTORES EM UMA PEQUENA EMPRESA

O objetivo do presente trabalho será descrever, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, a importância da instrumentalização de conceitos teóricos e práticos sobre gestão de pessoas e propor, com isto, que novos estudos sejam realizados em pequenas e médias empresas dos mais variados setores. Um estudo foi realizado em uma pequena empresa no Estado de São Paulo, que atua no ramo de confecções de roupas infantis. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas com os gestores e observações do espaço físico e linha de produção da empresa e, a partir dai, proposto um treinamento em gestão de pessoas com os dois gestores (sócios proprietários). O resultado foi que os gestores aceitaram a proposta do treinamento  e,  apesar do aparente  desinteresse  inicial  diante  dos  temas  apresentados, o treinamento, conforme foi sendo aplicado, foi criando interesse e participação por parte dos gestores.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000079
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160125.005170
Subscrever Psicologia do Trabalho e Organizacional