Engenharias

SISTEMA DE AUTOGERENCIAMENTO DE FALHA PARA SEMÁFOROS

RESUMO

 

Este artigo tem por objetivo, o desenvolvimento e aplicação de técnicas de autogerenciamento de falha em um semáforo urbano, a fim de garantir sobrevida em seu funcionamento perante adversidades e falhas. Através de pesquisas direcionadas aos assuntos abordados, como o uso de sistemas de redundância de hardware, de Nobreaks, datasheets dos componentes aplicados, assim como livros da área de eletrônica de potencia e artigos direcionados a programação e uso de redes internet. Tornou-se possível a aplicação das seguintes teorias principais no projeto: primeiramente implantação do uso do modulo Ethernet ENC28J60 para comunicação e envio de pacotes UDP vindos da placa de controle com Atmel ATEMEGA 328P-PU, responsável pelo gerenciamento de falha do protótipo; a aplicação de sistema de Nobreak para sobrevida em casos de falha da rede elétrica, com seu uso em todo ou parte do sistema; e uso das placas denominadas P1 e P2 responsáveis pelo acionamento do semáforo, que trabalharam em redundância uma da outra por ordem da placa de controle. Onde em testes aplicados com periféricos de verificação e medições pôde-se constatar a validade do uso adequado de cada componente afim do prolongamento do funcionamento do semáforo e que se destacou a possibilidade de múltiplos usos dos pacotes UDP pelo seu utilizador. Para assim permitir a mostra da vantagem do uso destas teorias para a evolução e autogerenciamento de falha dos semáforos. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180215.006400
Área do Conhecimento: 

CORROSÃO DE FIXADORES METÁLICOS EMBUTIDOS EM MADEIRA TRATADA -UMA REVISÃO

 A corrosão de metais em contato com a madeira tem sido estudada a mais de 80 anos. No entanto, a durabilidade dos componentes metálicos fixados em madeira tratada com preservantes tornou-se uma preocupação. A taxa e a quantidade de corrosão dependem do metal, da condutividade da madeira, da duração das condições úmidas e do tipo de preservante utilizado. Estudos sobre a corrosividade dos preservantes para madeira em componentes de fixação metálicos são limitados e levam em consideração somente os preservativos comerciais mais comuns como Arsenato de Cobre Cromado (CCA), Arseniato de cobre amoniacal (ACA), Quaternário Alcalino de Cobre (ACQ) , o Creosoto e o borato de cobre cromatado (CCB). 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180126.006363

AUTOMAÇÃO, CONTROLE E SUPERVISÃO DE UM TANQUE DE MISTURA E HOMOGENIZAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO COM PLC E IHM

O mercado de medicamentos no Brasil, com o passar dos anos, vem se tornando cada vez mais competitivo. Na área de produção de fármacos, a qualidade, sigilo e economia na produção são aspectos importantes para estudo, devido a esses produtos serem de grande importância na manutenção da saúde da população e da qualidade que esses produtos devem ter devido à exigência de órgãos regulamentadores. Desta forma, este artigo tem como objetivo propor um breve estudo sobre a otimização de uma empresa do ramo de fármacos com o uso de um Sistema supervisório integrado a um Controlador Lógico Programável que contemplarão o sistema de mistura já implantado, como solução para problemas gerados da produção manual por meio de operadores.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000118
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20180118.006349
Área do Conhecimento: 

ANÁLISE DE PERDAS EM INDÚSTRIAS GRÁFICAS

Este artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um trabalho analítico através da coleta de dados reais em relação a perdas de indústrias gráficas, visando à melhoria de produtividade e eficiência. Para isso, foi feito estudos e pesquisas em empresas gráficas, sindicatos e consultas com técnicos e supervisores da área. No entanto, a experiência realizada foi descobrir modos administrativos e operacionais para baixar o numero de perdas, onde tem sido o nosso maior alvo. Veremos a seguir as teorias de exploração e aplicações de ferramentas de gestão incluindo diagramas de Ishikawa, 5'S, planilhas de Excel e as ações geradas para o problema encontrado. Comentaremos sua obtenção a maneira a qual conseguimos algumas vantagens, e mostraremos que as indústrias gráficas e demais ramos tem um potencial para aderir essa forma de controle de energia.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000118
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20180111.006346
Área do Conhecimento: 

CURTO-CIRCUITO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE 13,8 KV

A energia elétrica é dos recursos fundamentais solicitados pelo homem na atualidade. Sua falta ou escassez causa sérios problemas de sobrevivência e talvez a falência de sistemas econômicos. Os principais motivos que levam a interrupção do fornecimento de energia elétrica são os curtos-circuitos na rede, curtos-circuitos chamados de francos ou arcos elétricos. Neste artigo trataremos dos curtos circuitos francos, por serem os mais frequentes e de maior prejuízo para as empresas concessionárias de energia elétrica.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180214.006335
Área do Conhecimento: 

TAG (TIME AUTO GERENCIÁVEL): ANALISE DOS CONCEITOS DO SISTEMA EM EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL, FOCO NO MONITORAMENTO DE EPI’S – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Melhorar o ambiente organizacional é um desafio constante para as pequenas e grades empresas, que tem por objetivo aumentar o seu valor e a sua relevância no mercado, em que se reinventar criando e aplicando novos meios de gestão. Com isso melhorar a comunicação, reação a problemas e ao número de soluções aos problemas encontrados. O presente artigo, possui objetivo analisar a implantação de um conceito de TAG (Time Auto Gerenciável). Desenvolver as habilidades humana de uma equipe e um processo que necessita de etapas para que as novas habilidades, sejam aprendidas e aplicadas de maneira correta sem comprometer os processos que estão sob responsabilidade dos TAG’s. Esse funcionário tem sua visão dos processos melhorados e passam a agir com mais flexibilidade por conhecer mais etapas do sistema produtivo se tornando mais responsáveis, colaborativos e comprometidos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000118
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171229.006324
Área do Conhecimento: 

RASTREADOR DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES BASEADO NA TECNOLOGIA ARDUINO E RFID/NFC

Este artigo apresenta a elaboração e o funcionamento de um protótipo de monitoramento e localização de equipamentos hospitalares que são frequentemente mudados de local (pois são utilizados em diversos pacientes em diferentes setores de um hospital), usando como base o sistema de rádio frequency identification (RFID – identificação por radiofrequência) para realizar essa função de rastreamento dos mesmos. Para isso, foi desenvolvida uma Interface Homem-Máquina (IHM para PC) que através dos dados coletados do sistema RFID, irá gerar um “banco de dados”, com o histórico de movimentação dos aparelhos, também foi desenvolvido um APP para sistema android, onde será possível obter dados do equipamento apenas com o celular através da tecnologia NFC (Near Field Communication). A partir disso, foi desenvolvido um protótipo em escala reduzida que foi confeccionado especialmente para elucidação do artigo, a fim de validar as pesquisas e os cálculos aplicados ao projeto, deixando assim exemplificado a aplicação de um sistema de rastreamento que tem como base o uso de radiofrequência.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171226.006323
Área do Conhecimento: 

ERGONOMIA NO BRASIL: COMPARATIVO ENTRE A ANGLO-SAXÔNICA E A FRANCESA

A ergonomia é o ramo da ciência económica que se ocupa de questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo da economia industrial. As abordagens deste trabalho dividem-se em duas vertentes: a anglo-saxônica (clássica) e a francesa (contemporânea), que apresentam alguns pontos de divergência, mas ambos objetivam em atuar de forma a adequar o trabalho ao homem, prevenindo acidentes, promovendo conforto, melhorando o rendimento, e proporcionando uma maior satisfação do trabalhador. Este estudo objetiva expor os conceitos e as características da ergonomia sob duas vertentes: a anglo-saxônica e a francesa e avaliar se o Brasil utiliza uma vertente em específico ou é uma mistura entre as duas vertentes.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000118
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171229.006319
Área do Conhecimento: 

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO PARA A INDÚSTRIA TÊXTIL

Desenvolve-se esse estudo sobre o planejamento e controle da produção para as indústrias do ramo têxtil localizada em Alagoas. Busca-se, portanto, responder a seguinte questão: O processo de produção se realizado de forma adequada pode ser considerado uma vantagem competitiva para a indústria? Utilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica com livros, revistas, redes eletrônicas e jornais.
 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171221.006317
Área do Conhecimento: 

PROCESSO DE AUTODEPOSIÇÃO NA SUBSTITUIÇÃO DA ELETRODEPOSIÇÃO

Com o intuito de realizar o desenvolvimento sustentável, novos processos de tratamentos têm sido desenvolvidos a fim de substituir o processo de pintura por eletrodeposição, reduzir o impacto ambiental e promover o progresso nos tratamentos. O objetivo é verificar a viabilidade de substituição do processo e-coat, já consagrado, pelo processo inovador de autodeposição. Neste trabalho foi realizada uma avaliação comparativa qualitativa entre dois processos de tratamento superficial para substratos metálicos, de autodeposição e eletrodeposição de revestimento orgânico. Para este estudo foram comparados as tecnologias de tratamento superficial e o impacto ambiental que cada processo ocasiona. Os resultados obtidos mostraram que o processo de autodeposição de revestimento orgânico pode substituir o de eletrodeposição com ganho ambiental e redução de, aproximadamente, 7 minutos no tempo processo.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171227.006316

Páginas

Subscrever Engenharias