Física

INSTRUMENTO DE ANÁLISE À LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

O presente trabalho diz respeito à construção de um Instrumento para analise e recolha de dados sobre a História da Ciência presente nos livros didáticos de Física.  O objetivo é mostrar as etapas de desenvolvimento para construir de forma ampla e precisa um instrumento fundamental para uma pesquisa de qualidade. A pesquisa foi de caráter  essencialmente qualitativa, e modo pesquisa bibliográfica. Foram analisadas diversas dissertações de Mestrado em ensino de Física e Educação em Ciências. Os avanços desta pesquisa se encontram no decorrer deste trabalho.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180208.006381
Área do Conhecimento: 

ESCRITORES DE LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

Existe uma grande variância na Formação dos escritores de livros didáticos de Física, desde Engenheiros Civis, Engenheiros Elétricos, Bacharéis em Letras, Licenciados em Matemática, como também Licenciados em Física. Essa divergência proporciona livros didáticos distintos, alguns mais  pedagógicos, e outros que esquecem da transposição didática necessária no processo de Ensino Aprendizagem. Recursos pedagógicos como o uso da História da Ciência, atividades aos alunos realizarem que reforcem a aprendizagem, contextualizações adequada, aplicações tecnológicas ou experimentos simples na vida cotidiana dos alunos possuem ampla importância neste processo. Essas divergências são apresentadas aos alunos, na construção didática pedagógica. Analisamos as 14 coleções de livros didáticos, liberados pelo Plano Nacional do Livro Didático de Física 2015. Os avanços dessas coleções estão descritos em nosso trabalho.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000120
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180208.006376
Área do Conhecimento: 

FUNCIONAMENTO DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

A Ciência é uma humana, que é influenciada pela sociedade, politica, religião. Como toda atividade humana é feita de fracassos e vitórias, de muito trabalho. O objetivo deste trabalho é trazer a pauta uma análise de como, os Livros Didáticas estão abordando o real funcionamento da Ciência. Se estes mostram as influências externas, como politica, sociedade, religião ou qualquer outros fator que influencia direta ou indiretamente. Como também mostrar que os cientistas não trabalharam sozinhos em suas descobertas. Numa pesquisa de caráter essencialmente qualitativa, e pesquisa bibliográfica, foram analisados as 14 coleções de Livros Didáticos de Física do PNLD/2015.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180130.006368
Área do Conhecimento: 

A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA INOVADORA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre a viabilidade da inserção da Modelagem Matemática no contexto educacional de ensino e aprendizado da Física no ensino médio. Uma vez que a realidade do ensino de Física percebida atualmente resume-se no predomínio de uma didática de ensino tradicional que, sem o auxílio de outras metodologias, para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Bassanezi (2004) e Biembengut e Hein (2000), outrossim, realizou-se uma pesquisa de campo com alunos do terceiro semestre do Curso de Licenciatura Plena em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus de Serra Talhada, com os quais foi realizada a modelagem de um experimento em forma de circuito elétrico com o intuito de aprender a Lei de Ohm. Concluímos que a Modelação Matemática Realmente pode contribuir para o ensino – aprendizado de uma Física mais presente, interessante e atuante na vida dos discentes. E em consequência, formar cidadãos mais críticos, autônomos e capazes de interagir com o mundo natural, tecnologias e a própria sociedade.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018

ENSINO DE FÍSICA: CIÊNCIA E SUA NATUREZA

Já ocorreram inúmeras discussões sobre a importância da História da Ciência (HC) no Ensino de Física. O objetivo deste trabalho é trazer a pauta uma análise de como, é a visão de diversos autores sobre a História da Ciência, como também a Natureza da Ciência (NdC);  contexto histórico da época,  fatores que influenciaram na ciência, como a, Sociedade, Religião e etc..., no Ensino de Física. Numa pesquisa de caráter essencialmente qualitativa, e pesquisa bibliográfica, foram coletados e diversos trabalhos sobre esta perspectiva, sempre com o intuito facilitar o processo de Ensino/Aprendizagem da Disciplina Física. Os resultados dessa pesquisa estão descritos neste trabalho. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000119
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2018
Nº Certificado: 
20180126.006355
Área do Conhecimento: 
Subscrever Física