Back to top

A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA INOVADORA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre a viabilidade da inserção da Modelagem Matemática no contexto educacional de ensino e aprendizado da Física no ensino médio. Uma vez que a realidade do ensino de Física percebida atualmente resume-se no predomínio de uma didática de ensino tradicional que, sem o auxílio de outras metodologias, para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Bassanezi (2004) e Biembengut e Hein (2000), outrossim, realizou-se uma pesquisa de campo com alunos do terceiro semestre do Curso de Licenciatura Plena em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus de Serra Talhada, com os quais foi realizada a modelagem de um experimento em forma de circuito elétrico com o intuito de aprender a Lei de Ohm. Concluímos que a Modelação Matemática Realmente pode contribuir para o ensino – aprendizado de uma Física mais presente, interessante e atuante na vida dos discentes. E em consequência, formar cidadãos mais críticos, autônomos e capazes de interagir com o mundo natural, tecnologias e a própria sociedade.