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OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS NO BRASIL

Tipo de Trabalho 

Artigo

O artigo apresentado mostra uma análise baseada na perspectiva da formação dos profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras no Brasil, relatando diversos aspectos, como: acessibilidade, inclusão, instituições credenciadas formadoras, bem como o nível de atuação dos profissionais atuais, mostrando que as instituições educacionais necessitam de pessoas devidamente qualificadas. Este trabalho tem como principal objetivo contribuir com a crescente demanda de profissionais que buscam ingressar no campo em questão, objetivando um maior engajamento das fontes formadoras de modo que a área de tradução/interpretação da Libras se desenvolva cada vez mais no Brasil. A pesquisa foi realizada analisando dados de instituições da área, o nível de formação dos intérpretes e "quem" forma o profissional para atuar, buscando uma melhor forma de trabalhar para certificar e formar os novos estudantes desta modalidade, além de abranger a oferta de cursos, sejam eles Técnicos, Bacharelado e de Pós-graduação, já que a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras foi regulamentada há poucos anos pela Lei Federal 12.319, de 1º de setembro de 2010, o que nos faz pensar que muita luta ainda está por vir.