Back to top

ANÁLISE POSTURAL EM TENISTAS JUVENIS DE ALTO RENDIMENTO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Introdução. Todos os dias novos esforços, investimento e tecnologia são utilizados para melhorar o desempenho esportivo. A fisioterapia atua não apenas na reabilitação, mas, principalmente, na prevenção de lesões. A avaliação postural é uma ferramenta para guiar um programa de prevenção individualizado para cada esporte e atleta.
Objetivo. Este estudo tem como objetivo avaliar possíveis desvios posturais em tenistas juvenis de alto rendimento.
Metodologia. Neste estudo foram avaliados 12 tenistas infanto-juvenis de alto rendimento que treinam, no mínimo, cinco vezes por semana por, pelo menos um ano, e competem nacionalmente,
Resultado. De todas as alterações posturais detectadas, o estudo descobriu que 11 dos 12 tenistas apresentam antepulsão de ombro. Esse desvio postural é causado, provavelmente, pela biomecânica do esporte. O estudo também descobriu que a maioria dos tenistas tem a escápula abduzida.
Conclusão. Sugere-se que seja feito um programa de fisioterapia para os tenistas que almejam o profissionalismo para que alterações posturais possam ser minimizadas, afim de reduzir o risco de lesão. Este estudo traz indicação para novas pesquisas com um número maior de tenistas, divididos por tempo de treinamento e categoria etária.