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A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS PELO SURDO-IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SURDOS

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo tem a intenção de contribuir através dos capítulos aqui abordados, para mudanças na formação de professores de surdos apresentando sugestões necessárias ao entendimento da educação de surdos apresentada como uma educação linguístico-cultural, problematizando a diferença da língua materna e língua estrangeira, uma vez que em detrimento da falta de audição o surdo apreende os conceitos por via visual. Dessa forma torna-se evidente a dificuldade na construção da escrita do Português exigindo dos professores novos paradigmas. A legislação brasileira já favorece essa condição, quando apresenta a educação bilingue e as salas regulares para estudantes surdos. Urge o desafio de garantir o acesso da língua de sinais aos surdos não apenas na escola, que já é difícil, como também em todos os setores da sociedade. Alguns fatores como o aprendizado tardio tanto da língua de sinais como do Português pelos estudantes surdos; uma escola na qual o currículo seja apresentado ao estudante surdo por meio da língua de sinais; um ambiente que possa garantir o desenvolvimento linguístico do surdo no mesmo período e em prazos idênticos aos da educação de ouvintes; poderiam ser um caminho para que educadores surdos pudessem assumir suas posições com a presença deles nos projetos pedagógicos. Mas para isso é imprescindível que seja viabilizada a educação de educadores surdos, pois a presença deles no meio educativo permitirá que o estudante surdo desenvolva suas potencialidades através do suporte linguístico da língua materna.