Back to top

ASPECTOS MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA COMPETITIVA COM EQUIPES ESCOLARES

Tipo de Trabalho 

Artigo

A presente investigação busca analisar os fatores motivacionais que influenciam adolescentes na prática de esportes em equipes escolares, bem como realizar uma comparação entre equipes pertencentes às escolas estaduais e equipes pertencentes a escolas de ensino privado. O estudo se caracteriza como uma amostra descritiva. Foram entrevistados 71 atletas/alunos de 4 instituições com equipes em atividades no ano de 2007. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma adaptação ao “Inventário dos Fatores da Motivação” de Scalon (2004), composto de 20 questões divididas em quatro categorias: Socialização, Divertimento, Saúde e Auto-Realização. Após a análise dos dados realizou-se um levantamento dos principais aspectos que levam adolescentes a prática esportiva competitiva durante a fase escolar, foram apontados os seguintes aspectos: Os resultados da análise geral demonstraram que a Sociabilização prevaleceu na opinião dos atletas com uma média de 67,88 pontos (22%), posteriormente na ordem temos Lazer com 64,19 pontos (21%), saúde com 64,01 pontos (21%), status com 57,21 pontos (19%) e por fim competitividade com 52,15 pontos (17%).