Back to top

A AUDITORIA AMBIENTAL INTERNA UTILIZADA COMO INSTRUMENTO BÁSICO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA GESTÃO EMPRESARIAL, APLICADA EM QUALQUER ATIVIDADE ECONÔMICA QUE, DE FORMA DIRETA OU INDIRETAMENTE, RESULTEM EM IMPACTOS AO MEIO-AMBIENTE.

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente trabalho abordou a legislação pertinente ao tema. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica evidenciando que, devido ao crescimento da fiscalização e o rigor da legislação ambiental e suas exigibilidades, a utilização da auditoria ambiental interna como ferramenta na gestão empresarial foi fundamental para sociedade fazendo com que houvesse coletividade em defender e preservar o meio ambiente em prol das presentes e futuras gerações. Considerando que as empresas desenvolveram um papel importante na preservação ambiental em função de suas atividades, coube principalmente a elas, encontrar soluções que pudessem gerar menos riscos, impactos e desastres ecológicos. A causa evidente para esses lapsos é a ausência de planejamento dentre outros fatores, a realização de uma auditoria pode identificar antecipadamente é mais inteligente adotar atitudes que previnam a ocorrência de incidentes, mas nem sempre é possível evitá-los. Diversas
empresas tiveram suas imagens ligadas a acontecimentos negativos provocados por sua atividade econômica e foram obrigadas a suspendê-las, outras tiveram que desembolsar altas quantias para arcar com multas elevadas, além dos custos de remediação que incidem sobre os culpados pelo acontecido. Planejar e precaver são maneiras certamente mais econômicas do que permitir que os acidentes aconteçam.