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AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS E DE ASPECTOS DA GESTÃO DE UM SERVIÇO DE FISIOTERAPIA AMBULATORIAL DA REDE PÚBLICA EM UM MUNICÍPIO DO LITORAL NORTE DO RS

Tipo de Trabalho 

Artigo

Através da avaliação da satisfação é possível analisar a qualidade do atendimento e obter dados para melhorá-lo, indicando decisões tanto estratégicas quanto operacionais que venham a influenciar no nível de qualidade dos serviços prestados. O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação dos usuários em tratamento fisioterapêutico no serviço público de um município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e identificar as estratégias de fortalecimento da satisfação do usuário frente ao serviço. Trata-se de um estudo observacional exploratório do tipo de caso, utilizando-se o questionário adaptado de Mendonça e Guerra (2007) para verificar a percepção dos usuários e entrevista semiestruturada para as estratégias da gestão. A amostra foi composta por 36 usuários, em sua maioria mulheres (67%), com mais de 60 anos (47%), renda familiar entre um e três salários mínimos (89%) e 1° grau incompleto (58%). Também participou da pesquisa o gestor, fisioterapeuta e responsável pela clínica estudada, que respondeu a entrevista semiestruturada. A pesquisa evidenciou índices positivos de satisfação, sendo bom, ótimo e excelente em iguais percentuais (33,3%). O item com pior avaliação refere-se à marcação do primeiro atendimento, sendo ruim para 22% e péssimo para 17% dos entrevistados. Conforme informações da gestão, este fato ocorre em virtude dos problemas de infraestrutura no local da clínica que, por seu reduzido espaço físico, restringe a quantidade de atendimentos realizados. No entanto, nenhuma iniciativa para aprimorar a admissão dos usuários e diminuir o tempo de espera no serviço é realizada. Assim, se evidencia a necessidade de que sejam feitas melhorias na infraestrutura do serviço, além da adoção de estratégias de gestão para facilitar o acesso do usuário ao serviço, como a inserção do fisioterapeuta na atenção básica, liberando a entrada na média complexidade para os casos que necessitem de serviço especializado.