Back to top

CONCEITOS DE MARKETING APLICADOS NO ÂMBITO DA ADVOCACIA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A advocacia, como um negócio que é não pode se ver alheia às transformações administrativas, e muito menos fechar os olhos para as técnicas e as ações de marketing que há muito tempo são adotas pelos dirigentes dos mais diversos segmentos profissionais. E embora não sejam empresas, já é hora dos advogados enxergarem seus escritórios como tais, pelo menos no que tange à maneira de gerenciá-los e administrá-los, onde aí se incluem os inúmeros benefícios do poderoso instrumento denominado de “marketing”. É verdade que algumas barreiras ainda subsistem, como, por exemplo, a falsa ideia de que o marketing jurídico vai contra os princípios postulados pelo Código de Ética da Advocacia. O certo é que o marketing, até onde apreenderemos diante do estudo em tela, não contraria nenhuma das normas esparsas edificadas pela Ordem dos Advogados do Brasil. Além de ser uma disciplina açambarcadora de conhecimentos e sabedorias considerados em conjunto, o marketing não deve ser confundido com mera publicidade, propaganda ou mensagem de apelo comercial, mas sim como um valioso instrumento capaz de estreitar e fortalecer as relações entre clientes e seus advogados. O marketing jurídico propicia, aos profissionais da advocacia, um importante conhecimento sobre o mercado em que atuam, permitindo-lhes lapidar os serviços prestados para um melhor atendimento das expectativas dos constituintes em relação aos seus procuradores.