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CONHECIMENTO E INTERESSE DOS ACADÊMICOS MÉDICOS EM MEDICINA ALTERNATIVA: ACUPUNTURA E HOMEOPATIA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Objetivo: A acupuntura e a homeopatia, de forma progressiva no tempo, adquirem importância não só como área da medicina, mas também como fonte de determinação da qualidade de vida de um indivíduo. Isso reforça, de forma autêntica, a necessidade de médicos e acadêmicos de medicina em valorizar o aprendizado nessa área. Objetivou-se, portanto, estabelecer um estudo sobre o conhecimento e o interesse dos acadêmicos médicos sobre a medicina alternativa, mais especificamente, acupuntura e homeopatia. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, realizado na Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas, Minas Gerais com 30 acadêmicos do curso de medicina. A tabulação dos dados ocorreu por meio da utilização de três figuras metodológicas: ideia central, expressões chave e o discurso do sujeito coletivo. Através desses métodos, o texto descreve as considerações sobre o conhecimento e interesse de estudantes de medicina em medicina alternativa. Resultados: Entre as ideias centrais encontradas ao indagar os estudantes de medicina sobre seu conhecimento sobre a medicina alternativa, a maioria relatou apresentar um conhecimento mínimo. Além disso, conhecimento por experiência própria e associação com questões psicológicas destacaram-se entre os resultados. 90% dos entrevistados foram a favor da inclusão da homeopatia e acupuntura na grade curricular do curso, em detrimento de 10% que  não acham importante. Conclusão: A maioria dos acadêmicos entrevistados concorda com a inclusão dessas especialidades na grade curricular, demonstrando o interesse em conhecer tais práticas e a importância deste conhecimento para o futuro na medicina. Todavia, a maioria dos acadêmicos apresentam conhecimento vago, pouco preciso, certas vezes incorreto sobre o assunto.