CONSUMIR PARA SER: REFLEXÕES SOBRE CONSUMO E ADOLESCÊNCIA A PARTIR DE PRÁTICA DE EXTENSÃO
Artigo
O projeto de extensão “Consumo e identidade na adolescência” contemplado pelo PAEx/UEMG e realizado ao longo de 2016, é vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Estadual de Minas Gerais – unidade Ituiutaba e objetivou discutir com o público adolescente sobre influências sofridas na construção da identidade e no processo de consumo. A justificativa centra-se em dois pilares: a extensão enquanto uma ferramenta de desenvolvimento para a formação do aluno de graduação e a relevância do tema proposto diante da realidade social dos adolescentes. O excessivo consumo é parte importante da realidade social da contemporaneidade e, por isso, faz-se urgente a promoção de reflexões sobre as práticas consumistas entre os jovens na tentativa de conscientizá-los sobre o quanto sua formação identitária é marcada pela necessidade de inserção num grupo de consumo. O projeto atingiu uma escola pública e uma escola privada de Ituiutaba. Ao todo, dezenove turmas de ensino médio foram atingidas. Três encontros com oficinas lúdicas foram realizados em cada turma e, em cada encontro, abordou-se principalmente um tipo específico de consumo: produtos/marcas, tecnológico e ideológico e, por último, o consumo de substâncias psicoativas. O bom envolvimento com as atividades e as falas levantadas em cada oficina demonstraram que, de forma geral, os adolescentes conseguiram pensar de forma crítica sobre as próprias escolhas de consumo.