Back to top

A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO UMA FERRAMENTA RELEVANTE PARA AUXILIAR A TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS INICIANTES NO MERCADO EM BARREIRAS.

Tipo de Trabalho 

Artigo

O objetivo principal desta pesquisa foi demonstrar a importância das informações contábeis para os gestores, bem como a necessidade de uma assessoria contábil gerencial para auxiliar os mesmos no processo decisório para as entidades iniciantes no mercado da cidade de Barreiras. A metodologia utilizada optou pelo método indutivo com a aplicação de um questionário com amostra de 79 empresas em um universo de 263. Os resultados apontam que a maioria dos empresários não tem conhecimento algum na área contábil e aqueles que afirmam conhecê-la em parte demonstram imprecisão conforme as respostas das perguntas que buscam evidenciar o grau de conhecimento e de informações utilizadas no processo decisório havendo também distorção nas respostas de questões semelhantes. Conclui-se de forma geral que a contabilidade gerencial pode ser a base para uma administração segura, pois possibilita o acompanhamento do desempenho da empresa, permitindo que as decisões a serem tomadas sejam feitas com mais segurança e confiabilidade. Conforme resultados obtidos, um percentual muito baixo de gestores faz uso das ferramentas contábeis para analisar seus custos e despesas formando um preço de venda compatível com a realidade de seus gastos, alcançando assim o lucro desejado. Com e resultado desse estudo fica evidenciado a necessidade de buscar conhecimento cientifico para gerir uma entidade e através do uso das informações geradas pela contabilidade gerencial o gestor poderá analisar de forma concisa a situação de sua empresa identificando previamente os riscos que podem comprometer a continuidade da entidade. A ausência de uma assessoria contábil de qualidade com ênfase na área gerencial é a maior razão das falências no Brasil, conforme o SEBRAE as empresas que possui um acompanhamento contábil de qualidade reduz o percentual de falências de 90% para 20% em cinco anos.