CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Artigo
A formação inicial do professor, além de colaborar para o exercício da sua atividade docente, deve também proporcionar a construção da sua identidade profissional. Esta se faz mediante a revisão constante do significado social da profissão articulada aos sentidos que cada professor emprega ao seu oficio nas situações cotidianas da sala de aula (PIMENTA, 2005). Nesse sentido, as experiências que os alunos de licenciatura vivenciam no seu processo de formação inicial são fundamentais para a construção dos saberes necessários para o exercício do oficio. Assim, nós do grupo do PIBID de Pedagogia, temos desenvolvido atividades realtivas à prática docente que promovem, além da construção desses saberes, o desenvolvimento de práticas educativas que contribuem de forma significativa com a construção de nossas identidades profissionais. Ou seja, são experiências que nos ajudam a consolidar efetivamente o processo de nos tornarmos professoras, além de nos ajudar a compreender, na prática, qual o verdadeiro sentido da docência. (PIMENTA, 2005; BASSO, 1998). Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar relatos de atividades que demonstram como vinham sendo construídas as competências e habilidades necessárias ao bom desempenho da função docente, e ainda mostrar como a articulação escola e IES pode dar certo na busca de uma melhoria na qualidade do ensino e do aprendizado dos alunos das escolas.