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DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO TCE-RN

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, por meio de investigação bibliográfica e estudos documentais tendo como foco conhecer e compreender a função e importância da Escola de Contas como programa de capacitação do Tribunal de Contas do estado do Rio Grande do Norte. Como é público e notório a toda a sociedade, o grande mal que afeta o serviço público em todos os seus setores e escalões é, sem dúvida, a corrupção. A falta de cuidado e controle com o erário público, o desvio desenfreado de verbas aliada a uma administração incompetente e interesseira conspiram para a proliferação e perpetuação de uma cultura de impunidade e malversação da coisa pública em todos os seus níveis e hierarquias. Verifica-se que a Escola de Contas tem papel de suma importância para a capacitação do gestor municipal para o exercício de controle social, e, sobretudo, com uma proposta de se tornar mecanismo de expressão da justiça, da equidade, da transparência e da democracia, contribuindo assim para aumentar ainda mais o nível de accountability tão necessário.