EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL): NORMATIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO
Artigo
A construção desse trabalho intitulado Educação a Distância no Curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): normatização e implantação surgiu mediante ao seguinte questionamento: Em quais parâmetros legais está regulamentada a modalidade da educação a distância (EAD) do curso de Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas? A partir desse questionamento buscamos entender as particularidades na estruturação dos cursos ofertados a distância, refletido no Projeto Político Pedagógico - PPP. Portanto, como alternativa metodológica optou-se pela abordagem qualitativa através da pesquisa documental, por meio do método analise documental. A coleta dos dados foi realizada mediante visitas nos sites do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação a Distância (SEED). Possibilitando-nos verificar inicialmente que, em relação à elaboração do projeto político pedagógico do curso de Geografia Licenciatura à distância, o mesmo encontra-se devidamente construindo, conforme as exigências estabelecidas na regulamentação em vigor. Desse modo, pensar na elaboração de cursos à distância, é entender o que é ensinar e aprender do ser professor e aluno, e compreendendo o que é educação como fundamento primeiro, antes de organizar um curso a distância.