Back to top

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Tipo de Trabalho 

Artigo

Introdução: Conceitua-se educação em saúde como um processo de ensino- aprendizagem que visa à promoção de saúde. Os profissionais dessa área são os principais representantes para que isso aconteça e são educadores capacitados a elaborar estratégias que gerem possibilidades de transformações nas pessoas e nas comunidades. Objetivo: Analisar a visão de estudantes ingressantes e concluintes de enfermagem acerca da teoria/ prática de educação em saúde no ambiente acadêmico, e sua participação em atividades práticas envolvidas com a temática. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem quanti- qualitativa através de um questionário com onzes perguntas fechado. Resultado: Os alunos do primeiro período não tem a visão mais ampla, pois não cursam a disciplina no momento ainda irão adquirir conhecimento, enquanto os alunos do oitavo período estão preparados teórico/prático, pois já cursaram matérias envolvidas com a temática e tiveram a prática com ações como palestras e estágios. Conclusão: Os alunos que estão concluindo em tese obtiveram com êxito ao final do curso, quando se fala em conhecimento sobre educação em saúde, no entanto, os alunos ingressantes tem pouco conhecimento, sendo que este foi adquirido por meio de ações governamentais, então ao participarem adquirirão o conhecimento básico e ao longo do curso espera-se que enriqueçam seu conhecimento sobre a temática assim como os graduandos.