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EDUCAÇÃO PARA PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo está abordando a questão relacionada às pessoas portadoras de necessidades especiais que, ao longo da história, sofreram diversas discriminações na educação e que posteriormente, este quadro se reflete no mercado de trabalho. Mostra que a pessoa portadora de necessidades especiais tem suas habilidades ou mesmo sem adaptar as funções para este profissional portador de necessidades especiais. Apresenta ainda discussões sobre a inclusão social, visando sensibilizar as pessoas de um modo geral, a importância da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais seja no ambiente escolar , quanto a qualquer outro lugar. Busca entender a deficiência, procuramos também definições que a esclareça, bem como a funcionalidade e a participação social da pessoa com necessidades especiais, entendendo que suas restrições não são somente impostas pela condição física (alteração de estrutura e função do corpo biológico), mas os aspectos psicológicos, educacionais e sociais também determinam possibilidades e impedimentos de desenvolvimento de habilidades e de inclusão do aluno com necessidades especiais. Esclarecer que existem quadros que são estáveis e outros progressivos, àqueles que precisarão de atenção à saúde constante e que merecem cuidados específicos. Está associada à deficiência física e que nos remetem na busca e no estudo de alternativas que contribuem para eliminar as barreiras da aprendizagem. Por fim trabalharemos questões de organização escolar que promoverão o acolhimento e o desenvolvimento do aluno portador necessidades especiais na rede regular de ensino. Ainda trabalhamos o conceito da Tecnologia Assistiva especificando modalidades como: Material Escolar e Pedagógico Adaptado; Comunicação Aumentativa e Alternativa.