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EDUCAÇÃO PRISIONAL: O LETRAMENTO COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO APENADO.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Letramento é condição básica para o ser vivo se tornar humano e poder inserir-se numa realidade sócio-político-econômico-cultural no mundo em que vive. Através da leitura de mundo, o homem torna-se consciente do seu papel social, dos seus direitos e deveres. Neste presente artigo, refletir-se-á sobre a necessidade que o ser humano tem de se tornar letrado, principalmente quando esse sujeito se encontra privado de liberdade e precisa entender toda dinâmica e logística do processo no qual ele se encontra como encarcerado. Então serão apresentados algumas reflexões sobre a prática em educação, e em particular, na escola que fica dentro do Complexo Penitenciário em Salvador - Bahia, e de como a educação pode fazer a diferença na vida de cada educando, já que para a maioria dos educadores uma coisa é certa: a falta de escolarização, que possibilita o letramento do indivíduo, é um dos motivos que influenciam a delinquência. Sendo assim, é de extrema importância enxergarmos a questão do letramento não apenas como um processo múltiplo e constante, mas como instrumento de ensino aprendizagem, que resulta apenas nas mudanças cognitivas que a escrita pode oferecer, mas também nas mudanças que o ser poderá apresentar e que irá oportunizar na sua ressocialização na sociedade e no mundo do trabalho. E isso é algo muito significante e que exige uma responsabilidade social imensa dos educadores.