EJA – INTEGRAÇÃO E CIDADANIA
Artigo
A presente pesquisa pretende demonstrar a importância do tema e como sua adequação a
modalidade do ensino da EJA ao 1º Segmento do Ensino Fundamental. O tema foi escolhido
com o intuito de conhecer a prática pedagógica dos professores que trabalha no Ensino da
EJA, e ainda verificar as reais dificuldades de Ensino Aprendizagem enfrentado tanto pelos
professores como com os alunos, que atuam em sala de aula. Fundamenta-se em: Freire,
Bastos, e outro. A pesquisa foi qualitativa realizada com educadores e alunos do 1º
segmento da EJA do Ensino Fundamental. O trabalho revelou as reais dificuldades que os
alunos da Escola “X”, enfrentam no ensino de Jovens e Adultos, levantando algumas
questões referentes ás diferentes razões que os alunos acima de 15 anos não tiveram acesso a
escola ou dela foram excluídos precocemente. É por isso que a educação brasileira garante o
ingresso na escola de jovens e adultos, bem como a permanência e a conclusão do Ensino
Fundamental.