ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS X ARTE DA GUERRA
Artigo
Este artigo mostra os principais fatores que tornam uma empresa competitiva e líder de mercado, desde a escolha correta da liderança, conhecimento de si mesmo, a preocupação em desenvolver liderança em todos da empresa, estar atento aos sinais de mercado, analisar vários cenários e prever várias situações elaborando um plano de ação para cada uma delas, além de conhecer o macro ambiente e tudo que esta acontecendo a sua volta, como uma guerra, a guerra pelo mercado.
Estar sempre pronto para mudar drasticamente todo o planejamento estratégico, de acordo com as alterações provocadas pelas mudanças que o mercado a cada dia acrescenta aos cenários. Estas estratégias tornam a empresa mais competitiva.
Para tornar a empresa competitiva, deve-se elaborar um planejamento estratégico onde aborde a Liderança, diferenciação de produtos com aumento da qualidade, busca de novos mercados, baixo custo de fabricação e análise de Cenários. Levar em consideração pontos importantes como a escolha correta da liderança, que tem um papel importante de criar uma sinergia na direção de resolver problemas no dia a dia e gerar nos liderados o comprometimento. Segundo Ribeiro (2005) existem pequenos problemas que devem ser resolvidos na hora e não deixar para depois, caso não se resolva de imediato estes problemas se entranham no dia a dia tornando-se grandes problemas, e para arrancar suas raízes no futuro fica mais difícil.
Existe uma notável diferença entre o chefe e o líder, o chefe manda, quer a tarefa executada e utilizando o poder e a força para fazer valer sua liderança, mas não tem um bom relacionamento com seu liderado. Onde há uma grande rotatividade de funcionários, pode-se saber que há um chefe exercendo seu poder, porque o poder desgasta o relacionamento e ninguém quer trabalhar com uma pessoa assim. Isto também se aplica ao casamento, muitos relacionamentos são desgastados por falta de liderança. O líder lidera com autoridade, e aí esta a diferença entre liderar e gerenciar, na autoridade não se utiliza o poder e muito menos a força, a pessoa obedece por afeto, respeito e com isto o líder faz as coisas acontecerem naturalmente, sem rancor ou ameaças, o líder segundo Hunter (2004) lidera com amor, esta é uma habilidade e habilidades se aprendem e se aperfeiçoam. A gerência é para coisas, tais como gerenciar o inventário, o talão de cheques, os recursos, e até gerenciar a si mesmo, porém não se gerencia seres humanos, pessoas são lideradas.
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo o bem comum.” (Hunter, 2004)