Back to top

“EXTRAÇÃO DE DNA DE CEBOLA (ALLIUM CEPA)” POR ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE TERESINA-PI, COMO COMPLEMENTO NO ENSINO DE GENÉTICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O objetivo deste trabalho foi analisar na concepção dos alunos, a importância da aula prática de “Extração de DNA de Allium cepa”, para a apreensão de conceitos de genética. A aula foi desenvolvida no auditório da Unidade Escolar Prof. José Amável, por alunos do 3º ano do ensino médio, com o auxílio de bolsistas do Programa de Bolsas Iniciação à Docência –Pibid. Após apresentação do seminário, realizou-se a extração e posteriormente aplicou-se um questionário pós-teste. Verificou-se que quase 100% dos alunos gostaram de realizar a aula prática, acham essa metodologia importante e acreditam que deve ter mais aulas práticas de biologia. Percebeu-se que os alunos imaginavam que ia ver a molécula de DNA tal qual imagens de livros didáticos e que houve apreensão de diversos conceitos de genética. Desse modo, a prática de extração de DNA de cebola estimulou o aprendizado aos alunos de forma dinâmica.