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FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA X AUTOPEÇAS DE MOTO NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS - BA.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este estudo foi realizado em uma empresa do ramo de autopeças de moto no município de Barreiras, que teve como finalidade de entender como a mesma estabelece seu preço de venda. A pesquisa objetivou identificar os princípios e métodos contábeis que a empresa utilizou para chegar ao preço e se estes métodos têm parâmetros que possam se manter ou se estes métodos esta indo de encontro ao principio da continuidade. O primeiro capítulo buscou, juntos aos pensadores da contabilidade, esclarecer quais princípios e métodos de custeio mais utilizados pela legislação brasileira para que sejam contextualizada e abordada as problematização e demonstrações contábeis, que são mais adequadas às microempresa e empresa de pequeno porte, esclarecendo de maneira objetiva para o conhecimento destes empresários, que os mesmos possam utilizar, para alcançar o seu ponto de sustentabilidade sem afetar o meio ambiente e a sociedade em geral. O segundo capítulo diagnostica os critérios analisado da empresa, chegando à conclusão que a mesma não utilizou e nem utilizam um sistema cientifico ou princípios e métodos contábil para a formação de preço. A maneira de chegar a seu preço de venda é como a maioria dos pequenos comerciantes que vão crescendo sem um planejamento e não consegue mais ter um controle, sem o auxilio da contabilidade. Por tanto, acaba formulando o preço sem nem um critério científico e sem esta ferramenta, acaba colocando a instituição em cheque ou não, pois, os critérios utilizada na Empresa X é por sugestões de fornecedores, do mercado, e do conhecimento adquiridos, por tanto, sem ter noção do verdadeiro valor dos seus produtos e serviços. Para concluir foi feita uma análise dos dados coletados na pesquisa de campo da Empresa X, e foi possível diagnostica como a mesma não utilizam nenhum princípio e métodos contábeis no processo de formação de preço, atribuindo o crescimento sem um acompanhamento contábil no seu inicio, pelo motivo dos custos operacionais ficarem fora de sua realidade e a falta de conhecimento contábil dos proprietários e gestores na utilização dessa ferramenta.