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HIPERATIVIDADE: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Tipo de Trabalho 

Artigo

A inteligência pode ser determinada como aptidão para resolver problemas ou gerar produtos significativamente reconhecidos em um ou mais situações culturais, a partir deste contexto verifica-se que o indivíduo enquanto ser social tem função pré-estabelecida a partir do seu nascimento. Neste sentido faz-se necessário que o indivíduo tenha comportamento adequado e, quando se estabelece um transtorno o termo já especifica que algo não está em equilíbrio. É muito comum meninos e meninas com problemas de comportamentos na escola ou em outros lugares onde observa-se que podem trazer uma serie de prejuízos ao desenvolvimento acadêmico e emocional. Os Transtornos de comportamentos Disruptivos mais conhecidos segundo Facin (2005) são Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH e o Transtorno Conduta-TC. Sendo importante ressaltar que os autores analisados consideram o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade como patologia principal devido a complexidade de comorbidades relacionadas a ele especificamente. O presente trabalho tem por tema o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade considerando os aspectos de comorbidade com os comportamentos disruptivos de Transtorno de Conduta e Transtorno Desafiador Opositor, que buscará a partir de revisão literária o que as pesquisas têm proposto de novo na compreensão das comorbidades associadas ao TDAH. Para tal utilizou-se de revisão bibliográfica como metodologia de trabalho, o que permitiu concluir que a necessidade de maior divulgação de atividades junto aos profissionais da escola nas atividades com os alunos.