A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO A SAÚDE NA CONCEPÇÃO DE SERVIDORES DE UM PRONTO ATENDIMENTO PÚBLICO
Artigo
Espera-se da equipe multiprofissional do Pronto Atendimento (PA) competências éticas e valores humanísticos para acolher a comunidade com respeito à subjetividade do outro e desprezo aos preconceitos. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de objetivo descritivo e exploratório. Objetivou-se compreender a humanização da assistência à saúde no Pronto Atendimento na concepção dos servidores que atuam nesse setor. O estudo foi realizado com dez servidores de um Pronto Atendimento público municipal do interior de Goiás, no período de junho a dezembro de 2011. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário. A partir da análise dos dados emergiram-se os seguintes temas: Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; Compromisso com a ambiência e melhorias das condições de trabalho; Igualdade do atendimento na saúde; Acolhimento; Redução do sofrimento; Respeito, ética e valorização da pessoa humana.