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INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho aborda o tema Educação Inclusiva, com ênfase nos alunos com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) e segue uma abordagem qualitativa, definindo-se como uma revisão da literatura, onde se objetiva realizar um levantamento das principais ações, estratégias, métodos e recursos que o professor pode adotar, visando promover o acolhimento e o pleno desenvolvimento das potencialidades do aluno com AHSD. Dentre as modalidades utilizadas nos programas de atendimento aos alunos com tais características existem aquelas dos três eixos principais: agrupamento, aceleração e enriquecimento, e mais três outras modalidades, conhecidas como classe regular comum, salas de recursos e professor itinerante. Todas essas possuem pontos em comum, não sendo necessariamente conflitantes, nem precisando ser adotadas com exclusividade; elas podem ser usadas para orientar o trabalho de professores que atuam em sala de aula, diante da demanda de um aluno com AHSD.