Back to top

A INCLUSÃO ESCOLAR E AS REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO

Tipo de Trabalho 

Artigo

A INCLUSÃO ESCOLAR E AS REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO

 

Josely Silva Santos[1]

 

RESUMO

 

 

O trabalho preocupa-se em discutir a inclusão escolar e as reflexões sobre o fazer pedagógico, assim, buscou-se entender o processo de inclusão escolar e como mesmo viabiliza reflexões que possam interferir nos caminhos pedagógicos dentro do espaço educativo. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral analisar o processo de inclusão escolar e as possíveis reflexões sobre o fazer pedagógico. Com isso, foi necessária a realização de uma pesquisa bibliográfica tendo como bases teóricas os autores MENDES (2003), FREIRE (2001) E GAIO; MENEGHETTI (2004), dentre outros, assim, buscando evidenciar a importância do trabalho pedagógico dentro do ambiente educativo de maneira global e dialógica, dentro do processo de inclusão escolar recentemente implementado pelas instituições escolares. Por fim concluiu- se que o trabalho pedagógico e os processos de uma pedagogia dialógica e problematizadora contribuem de maneira significativa no processo de inclusão escolar e na fomentação de uma educação de qualidade.

.

 

Palavras-chave: inclusão escolar. Pedagogia. Reflexão