JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo
SINOPSI Observa-se que a Educação Infantil está em uma constante busca de estratégias para garantir o educar e o cuidar da infância, procurando atender as necessidades do corpo e mediar o desenvolvimento sociocultural desde o nascimento. Neste momento a intervenção de jogos e brincadeiras passa a ser uma forma de linguagem onde a criança atua se desenvolve e cria seu próprio conhecimento. Observou-se que elas não têm recebido atenção adequada dentro das instituições de Educação Infantil, ficando restrito no cuidar e o educar fica de lado como se não fosse necessário. Com os jogos e brincadeiras, espera-se que a criança desenvolva a atenção, o movimento ritmado, a coordenação motora, estimula o seu conhecimento e influencia em sua formação integral:física, intelectual e social. Conscientizar os professores da importância dos Jogos e Brincadeiras nas escolas de Educação Infantil, assim conseguirá alcançar os objetivos propostos. Mostrando que através dos jogos e brincadeiras as crianças revelam o seu sentimento, ampliam suas relações sociais, e desenvolve suas habilidades de forma prazerosa. É preciso que os professores saibam que a aprendizagem e a diversão, por si só, não se realizam. É preciso sistematização de conteúdos para que as brincadeiras aconteçam como processo para inclusão, ação e reflexão. As atividades lúdicas devem ser inter-relacionadas no cotidiano escolar.