A LEITURA ENQUANTO UM INSTRUMENTO NA AQUISIÇÃO DO SABER: UM ESBOÇO BIBLIOGRÁFICO E VIVENCIADO NUMA ESCOLA ESTADUAL DE JUARA-MT
Artigo
Este trabalho é uma pesquisa sobre a prática de leitura subjacente à sala de aula. Há também algumas metodologias de incentivo à leitura, sugeridas por teóricos, e que contribuem para que os leitores realizem uma leitura dialógica, e assim foi possível oferecer para estes leitores, a consciência da importância da interação entre pontos de vistas e conhecimentos ao realizarem uma leitura de construção de significados, desvencilhando desta forma, a visão unilateral de simples decodificação das palavras, que tem sido dada a esta atividade. Este trabalho tem a intenção de desmistificar a visão unilateral da leitura de simples decodificação das palavras, lembrando que desde o início da alfabetização o leitor deve ser estimulado a compreender as pistas linguísticas e enciclopédicas existentes em um texto e, com base no material teórico estudado, oferecer aos leitores e profissionais interessados, a possibilidade de realizar uma leitura dialógica entre texto/leitor, por meio de metodologias que os ajudem no desenvolvimento desta atividade motivando-os a identificar não só a intenção do autor ao escrever um texto, mas, também, os diversos sentidos que podem ser atribuídos a este.