A LUCRATIVIDADE ATRAVÉS DOS SERVIÇOS GRÁTIS: UM ESTUDO DE CASO DAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA.
Artigo
O presente artigo tem como finalidade demonstrar as formas de obtenção de lucro de empresas de tecnologia que fornecem serviços grátis a usuários. Demonstrou-se, de maneira incisiva, que os bilhões de dólares que empresas como Facebook e Google lucram anualmente, mesmo com a gratuidade da maioria dos serviços oferecidos, custam algo ao utilizador. Foi utilizada uma pesquisa exploratória com consulta a uma ampla gama de materiais pertinentes aos objetivos do estudo em questão. Destacou-se que, o usuário acaba participando indiretamente de uma rede inteligente de marketing que tem como objetivo potencializar as vendas de diversos anunciantes que pagam diversas fortunas a esses grandes fornecedores de serviços da internet e que toda essa estrutura é potencializada pela internet das coisas e pelo mercado da informação. Comprovou-se que o usuário contribui de forma ampla com a arrecadação desses mega portais uma vez que expõe, na maioria das vezes de maneira inconsciente, informações pessoais privilegiadas, que são utilizadas por sistemas inteligentes para motivar que os usuários comprem determinados produtos. Demonstrou-se também, as formas que os desenvolvedores de aplicativos mobile conseguem construir programas altamente lucrativos utilizando variações de serviços grátis que monetizam as aplicações por via de propagandas exibidas aos usuários.