Back to top

O NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE NA NOVA ERA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE NA NOVA ERA
Simarli Pereira De Souza*
RESUMO
O presente Artigo vem descrever e verificar a evolução do profissional contábil, identificando a sua evolução desde a sua história aos dias atuais. A contabilidade surgiu há muitos anos atrás quando o homem começou a perceber a sua necessidade de obter informações sobre seus negócios e consequentemente controlar seus bens, desde então a Contabilidade bem buscando atender às necessidades da sociedade, através do controle do patrimônio da entidade gerando informações úteis e eficazes para à tomada de decisões.
O novo perfil do profissional contábil vem sendo revolucionado pela nova era da tecnologia, sendo ele um tema bastante atual e de grande importância para todos os profissionais da área de contabilidade, pois existe uma grande necessidade em acompanhar constantemente este novo e acelerado mercado de trabalho e suas constantes modificações, a fim de estar de estar atualizado em meio aos avanços tecnológicos.
Em meio a todos as ferramentas tecnológicas atualmente disponíveis, em grande destaque temos o SPED, o Sistema Público de Escrituração Digital instituído pelo Decreto nº. 6.022 de 22 de janeiro de 2007 e pela instrução normativa da Receita Federal do Brasil RFB, nº. 787, de 19 de novembro de 2007, sendo ele um grande precursor da evolução tecnológica, que objetiva promover a aceleração do crescimento econômico no país e integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitando as restrições legais.
Com esta nova era globalizada, a contabilidade e o profissional contador vêm sendo visto de forma importante para a sociedade e a economia de nosso país, demonstrando claramente um novo perfil se comparado ao antigo, onde o capital intelectual se valoriza a cada dia e assim se conclui que as grandes decisões são funções exclusivas do profissional gabaritado.

Palavra-chave: Novo perfil do profissional contábil. Sistema Público de Escrituração Digital. Capital Intelectual. Decisões.

*Simarli Pereira de Souza – 8º Semestre do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Barreiras. E-mail: marli@alunos.fasb.edu.br.
*Orientadora Luciana Silva Morais – Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Gestão Ambiental, professora e pesquisadora da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB no Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.