Back to top

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente trabalho denominado “O processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos” tem como objetivo analisar quais as metodologias de ensino a serem inseridas em sala de aula para ensinar os conteúdos matemáticos na “Educação de Jovens e Adultos”, mais conhecida como EJA, a fim de que, haja um maior interesse em aprender esta disciplina possibilitando um melhor aprendizado. Deste modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de obras como as de D’Ambrósio (2003), Fonseca (2002), Biembengut (2007), Freire (2000), dentre vários outros para que assim fosse possível obter uma visão majorada desta situação. De acordo com o estudo realizado, foi observado que é preciso um cuidado especial com essa modalidade de ensino, uma vez que os educandos que ali se encontram já ultrapassaram a idade apropriada para o ingresso na educação básica e que é tão necessária para o desenvolvimento da vida em sociedade. Sendo assim, fica claro que o ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos precisa ser trabalhado com muita cautela, pois o mesmo necessita ser partir de situações já vivenciadas por esses alunos para que assim possa haver um maior envolvimento com a aprendizagem matemática e consequentemente a diminuição da evasão escolar por parte desses educandos.