Back to top

O USO DA INFORMATICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS/AS COM NESSECIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (DEFICIENTE AUDITIVO)

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho tem como finalidade falar sobre o uso do computador como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos/as portadores de necessidades educacionais especiais neste caso voltado ao aluno com deficiência auditiva. O uso do computador como meio para facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos/as portadores de necessidades educacionais especiais, possibilitando aos mesmos uma maior interação com a máquina, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e cultural. A construção do conhecimento e o uso do computador de forma autônoma, buscando o conhecimento usando a informação através da tecnologia. As tecnologias como ferramenta de apoio, auxiliando e ampliando a capacidade humana, visando assim o desenvolvimento de suas capacidades e o direito à cidadania. Tendo como objetivo analisar de que forma os professores estão trabalhando as novas tecnologias com os alunos/as portadores de necessidades educacionais especiais e se os objetivos estão sendo alcançados. Verificar se os professores sentem-se preparados para utilizar o computador como ferramenta educativa, qual a realidade dos professores diante dos recursos tecnológicos.Analisar também que importância à escola dá para o uso do computador com alunos especiais e se o laboratório tem ferramentas adequadas para deficiência auditiva. O uso das tecnologias no processo de aprendizagem é muito importante, portanto é necessário estarmos atentos e verificar se o trabalho com as TICs estão sendo trabalhado de forma responsável por parte dos professores e se está tendo sentido o uso das tecnologias na aprendizagem, principalmente comalunos/com deficiência auditiva.