Back to top

PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE PRECIFICAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA.

Tipo de Trabalho 

Artigo

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo, evidenciar as técnicas de precificação utilizadas no setor de comércio varejista de combustíveis no município de Barreiras – BA. A metodologia utilizada foi o método indutivo seguidode pesquisa exploratória, em que o objetivo foi descrever os métodos utilizados para formar o preço final dos combustíveis. Foram selecionados quatro postos de combustíveis de distintas bandeiras revendedoras em diferentes pontos da cidade, para maior veracidade dos resultados. Através da problemática levantada, destinou-se o estudo proposto, em que o desenvolvimento dos capítulos foidiscorrido os fatos que antecedem a formação de preços, os fatos históricos do setor, as condições que os empresários encontram para formar seu preço de venda. A análise de mercado e suas mudanças tanto no âmbito de estruturas físicas quanto na questão da oscilação dos preços, estão dentre os fatores decisórios para se ter um resultado satisfatório e mais aproximado da realidade, com relação a formação de preço. Após a aplicação do questionário foram obtidos os dados que definiram a negação da hipótese proposta que foi a utilização dos custos para a formação do preço final, pois 75% das empresas do ramo não utilizam as técnicas de formação de preços ou qualquer análise de custospara formar o seu preço final. Com a análise dos dados obtidos, ficou comprovado que a estratégia de formação de preços mais adotadofoi o método baseado na concorrência.