PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: UMA POLÍTICA PÚBLICA NO CASO PIAUÍ.
Artigo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica, oportunizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Programa de Iniciação Científica Voluntária – ICV. Pesquisa está realizada a partir das necessidades de investigação e analises na área da educação do campo no Brasil, especificamente no estado do Piauí, discussões assim possuindo como base a Reforma Agrária e suas consequências. Procuraremos analisar e descrever dessa forma a primeira pesquisa realizada no Brasil, pesquisa nacional de educação na reforma agrária – PNERA, que teve o compromisso de produzir um quadro situacional da educação nos assentamentos da Reforma Agrária em todo o país, buscando através dessas estatísticas construírem uma política pública voltada para a educação do campo, com mais investimentos direcionados a reconhecer suas necessidades especificas como espaço social e com características próprias. Esse trabalho procurou objetivar a construção de um banco de dados nacional alimentado por todos os projetos desenvolvidos pelo Programa Nacional de educação na Reforma Agrária -PRONERA e fornecerá um importante acervo para oferecer informações sobre o resultado social desse Programa que vem sendo desenvolvido em todo o país. Permitirá também fazer estudos comparativos sobre o desenvolvimento ou não do campo a partir da ação intencional de formação impressa pelo Programa. Além de analisar a primeira PNERA e seus resultados no Piauí, resumindo um quadro geral da situação do campo, em especial dos assentamentos da reforma Agrária. O PRONERA é resultado de parceria entre sujeitos sociais, parceiros compromissados pela luta de uma educação do campo de qualidade. No caso do Piauí a parceria foi com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Movimento Social dos Trabalhadores Rurais sem Terra - MST, secretaria de educação e cultura do Piauí- SEDUC, entre outros. Dessa forma, essa articulação e discussão nos desdobramentos tanto políticos como sociais da educação voltada para o campo surgiu um eminente desejo de compreender e participar de forma significativa a essa complexidade relacionado ao sistema de ensino no brasileiro, sobretudo na zona rural.