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PSICOEDUCAÇÃO, VISUALIZAÇÃO E IMAGINAÇÃO NO PROCESSO MEDITATIVO

Tipo de Trabalho 

Artigo

O universo científico contemporâneo traz descobertas a respeito dos efeitos da psicoeducação, meditação e da visualização que estão intrinsecamente relacionadas com a promoção de bem-estar emocional, saúde e cura, uma vez que possibilitam lidar melhor com emoções e transtornos. A respeito do tema, foi feita uma revisão bibliográfica através da qual concluímos que a meditação é considerada uma das diversas práticas religiosas que pode repercutir positivamente na saúde dos sujeitos por ser um complexo processo mental que envolve mudanças na cognição, percepção sensorial, afeto, hormônios e atividade autonômica. Neste panorama, relacionamos meditação, visualização e imaginação com psicoeducação, arte, criação e promoção de saúde e cura partindo essencialmente das concepções de “sincronicidade”, “individuação”, “imagem” e “imaginação ativa” de Carl Gustav Jung, bem como “imaginação curativa” de Carl Simonton. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo pensar e repensar o trabalho com imagens enquanto símbolos, mensagens reivindicadas ativamente pela consciência ao Self e constituídas de caráter plural, multifacetado e sempre reaberto que se revela no circuito da transubjetividade. Ademais, é discutida a quase inexistência de trabalhos que contemplem o assunto, embora a Psicologia não deva se furtar em acolher tais temas como objeto de seu estudo, uma vez que só avançará como ciência a partir do momento em que perder o medo do desconhecido e desvendá-lo com seriedade.