Back to top

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COMO SUBSÍDIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo possui como enfoque as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento na formação de professores de Educação Física (EF). Não obstante dos grandes esforços na esfera acadêmica, o conhecimento que forma um profissional não poderá vir apenas de um domínio. As teorias advindas da Psicologia do Desenvolvimento formam a base da prática educacional na escola e, por isso, sugerimos que seja dada uma atenção especial a essa disciplina nas grades curriculares dos cursos de formação de professores. É uma disciplina que funciona como um aporte teórico para futuros professores, pois traz em seu conteúdo aspectos relacionados a questões cognitiva, afetiva, social, moral e relacional, e, por essa razão, fornece subsídios para completar a formação docente. Assim também se dá com a EF que busca nas ciências humanas, sociais, biológicas apoio para formar um professor, em diversas dimensões do conhecimento. O grupo Potencial pesquisou todas as IES do estado de SP que oferecem cursos de Licenciatura em EF, investigando vários aspectos. Especificamente nesse estudo buscamos identificar se há disciplinas da área da Psicologia na formação desse professor. Foram analisadas 141 grades curriculares dos 167 cursos que são oferecidos, e após listarmos todas as disciplinas da área da Psicologia presentes nesses cursos, foi possível verificar que em 25,5% dos cursos de EF aparece uma disciplina específica sobre Psicologia do Desenvolvimento. Muito embora isso demonstre uma pontuação razoavelmente significativa, ainda assim, não podemos afirmar que esse conhecimento seja visto como um instrumento considerado relevante para formação de professores em EF. Questões sobre Desenvolvimento e Aprendizagem são visivelmente trabalhadas como um único tema. Destacamos a necessidade de que futuros professores tenham ciência dos obstáculos psicológicos que envolvem a docência, para que com maior conhecimento possam enfrentá-los em suas práticas pedagógicas.