REFLEXÃO E ENSINO DO EIXO ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA
Artigo
A pesquisa busca apresentar uma análise a respeito das possíveis estratégias que promovem uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa através do eixo oralidade, descrevendo as dificuldades que os educandos sentem ao se expressarem oralmente, fatores que os levam a não participar das aulas nas situações de oralidade. Dentre as principais razões que dificultam o domínio do inglês nas escolas públicas do Brasil, destaca-se o ensino com ênfase nos aspectos gramaticais, de forma isolada ou descontextualizada, ou seja, voltado apenas para os conhecimentos linguísticos, desconsiderando a importância da interação entre os sujeitos, para o domínio da língua. A relevância no trato da oralidade é corroborada pelos documentos oficiais BNCC e PCN’s. Nessa perspectiva, foi observada a necessidade de proporcionar atividades referentes a esse eixo específico, para que os discentes desenvolvam habilidades comunicativas em inglês. A metodologia empregada é uma pesquisa bibliográfica, com análise baseando na abordagem comunicativa sobre o ensino da oralidade e a descrição de possíveis estratégias para a realização desta. O estudo aborda reflexões sobre o ensino desta língua no Brasil, bem como, ressalta-se a relevância e as dificuldades que circundam esta modalidade. Em seguida, apresentam-se as leis que regulam seu ensino no Brasil, com sugestões de atividades que podem contribuir com o ensino de uma segunda língua.