REFLEXÕES SOBRE O ATO DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Artigo
A educação física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental nada mais é do que uma aula montada com dinâmicas, cheia de brincadeiras.Vygotsky (1998) acentua o ato de brincar na constituição do pensamento infantil, pois é brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos. Sendo assim, a brincadeira tão importante para o processo de desenvolvimento e processo de ensino- aprendizagem para as crianças ( é importante lembrar que todas as crianças gostam de brincar), torna-se importante investigar o porquê de algumas crianças não participarem (por vontade própria) das aulas práticas de educação física.Esta postura das crianças, por si só, já é suficientemente desafiadora para alavancar uma pesquisa que possibilite de fato, uma reflexão sobre a metodologia utilizada pelos professores nas aulas práticas de educação física. Mudanças na metodologia de ensino não ocorrem somente pela incorporação de novos paradigmas de comportamentos do professor, mas é necessário, sobretudo, investigar a realidade das crianças envolvidas no processo e suas motivações.