Back to top

A RELEVÂNCIA DA AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS

Tipo de Trabalho 

Artigo

RESUMO

As organizações buscam a cada dia por eficiência produtiva, verificando sistemas e processos. Desta maneira, auditoria tem como papel estudar a verdade das informações do controle nas organizações, sendo uma valiosa ferramenta para acompanhar os resultados da empresa, permitindo ao gestor uma análise clara sobre sua situação, tornando-se uma técnica fundamental para desenvolver essa verificação, pois analisa a confiança das informações do controle interno. Entretanto, esta se ramifica em diversas áreas do conhecimento, sendo uma delas a auditoria de Recursos Humanos. Para tanto, a auditoria de Recursos Humanos, trata-se de uma análise aprofundada sobre o sistema de funcionamento que envolve a área de recursos humanos, enfatizando os aspectos: qualidade e serviço, rotinas burocratizadas de gestão de pessoal, tendo como objetivo prevenir e evitar demandas judiciais e infrações administrativas na organização. A auditoria de recursos humanos é de grande importância nas organizações, ela tranquiliza os gestores por se tratar de uma análise detalhada sobre as ações da área de RH. O presente artigo tem como objetivo demonstrar a relevância da auditoria de recursos humanos dentro do ambiente organizacional, assim como, os principais objetivos da auditoria na gestão de recursos humanos e as técnicas da auditoria, a partir de uma análise sobre o sistema de funcionamento que envolve a área de recursos humanos da organização. Assim sendo, para o desenvolvimento do presente artigo, adotou-se a revisão da literatura como procedimento metodológico, e, a pesquisa bibliográfica para melhor entendimento do tema proposto. Neste contexto, pode-se observar que é extremamente necessário que as organizações possuam auditoria em seus processos, uma vez que fortalecerá sua estrutura, organização, evolução e competitividade para que com isso, possam atingir resultado e sucesso.